Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

DIRETóRIO ACADêMICO > COMPORTAMENTO

BBC faz pesquisa sobre representação dos gays

26/01/2010 na edição 574

A BBC deu início na semana passada a uma pesquisa para descobrir o que o público pensa sobre como a rede representa gays e bissexuais em seus programas de rádio e TV. Como rede pública, a BBC é financiada por uma taxa anual paga por cidadãos que vivem no Reino Unido e possuem aparelho de televisão. Estas pessoas serão questionadas sobre o que acham de como os gays são retratados – em quesitos como humor, linguagem e uso de estereótipos.

O projeto será realizado em três partes. Na primeira, será feito um estudo qualitativo, com entrevistas aprofundadas com um grupo reduzido de telespectadores. Do resultado destas entrevistas sairá as questões para a segunda fase: uma pesquisa quantitativa, com um número maior de entrevistas de múltipla escolha. No fim, a BBC pedirá ao público que contribua dando sua opinião em um site.

Ação da Ofcom

A rede contratou um grupo de pesquisa de mercado para conduzir o estudo, que procurará ouvir as opiniões de 28 classificações de espectadores, como homossexuais, bissexuais e membros de grupos étnicos e religiosos. ‘Nós queremos provocar o debate – sobre pessoas bravas com o que vêem, ou pessoas que gostam daquilo que vêem’, diz Justin Bairamian, da BBC Vision. Já Tim Davie, diretor de áudio e música da rede e coordenador do projeto, afirma que, ‘como um serviço público’, a BBC ‘tem a responsabilidade de servir a todas as audiências e é vital que reflita as diferenças entre as diversas comunidades, nações e regiões do Reino Unido’.

Recentemente, um personagem de uma série da rede se casou com uma mulher apesar de admitir que era gay. Outra série apresentou um casamento gay em 2006. Mas o tema ainda provoca controvérsia. Um apresentador de rádio foi censurado pela Ofcom, órgão regulador da mídia britânica, pelo uso de estereótipos ao se referir a um cantor gay. Informações de Stephen Brook [Guardian, 22/1/10].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem