Capes lança revista de pós-graduação | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Quarta-feira, 15 de Agosto de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1000
Menu

DIRETóRIO ACADêMICO > PÓS-GRADUAÇÃO

Capes lança revista de pós-graduação

Por Sonia Jacinto e Ligya Maria em 17/08/2004 na edição 290

Reproduzido do boletim eletrônico JC e-mail nº 2582 (de 10/08/2004), do Jornal da Ciência (www.jornaldaciencia.org.br)

A Capes/MEC lançou na segunda-feira (9/8) sua primeira Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG), que favorece e articula estudos, reflexões e debates sobre vários temas relacionados à problemática da área. ‘O público da RBPG é a comunidade de mais de cem mil cientistas e estudantes que, de uma forma ou de outra, convivem com a pós-graduação, sabem dos méritos e dos problemas, dos avanços e das lacunas, sofrem decepções e alimentam sonhos’, disse Jorge Almeida Guimarães, presidente da Capes.

Segundo ele, a RBPG cria um espaço aberto para a comunidade acadêmica manifestar-se a respeito de temas relacionados com a formação de recursos humanos de alto nível.

A revista tem periodicidade quadrimestral e é composta de cinco seções: Editorial, Estudos, Experiências, Debates e Documentos.

De acordo com o coordenador da Capes, ‘sua qualidade científica é garantida pelo Conselho Editorial’. A primeira edição da RBPG tem 172 páginas e uma tiragem de 5 mil exemplares.

As informações vão desde artigos sobre a oferta de bolsas do CNPq e da Capes até informações detalhadas abordando mestrado profissionalizante em ensino de ciências e matemática, além de qualidade e produtividade nos programas de pós-graduação.

O endereço para correspondência é: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Coordenação de Estudos e Divulgação Científica (CED), Ministério da Educação, Anexo II, 2º andar, Caixa Postal 365, CEP 70047-900, Brasília (DF). Endereço eletrônico: rbpg.ced@capes.gov.br

Próxima edição

Até o dia 20 de setembro a Capes estará recebendo artigos e estudos de pesquisadores que queiram participar do segundo número da RBPG. Serão aceitos apenas artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros, em forma de estudos e pesquisas de caráter acadêmico-científico, opiniões e experiências inovadoras em pós-graduação.

As colaborações para a revista podem ser enviadas para a Coordenação de Estudos e Divulgação Científica da Capes, pelo endereço eletrônico da CED/Capes, sob forma de documento anexado, e devem obedecer as orientações de apresentação e formatação estabelecidas.

Para conhecer o regulamento basta acessar a página da Capes (http://www.capes.gov.br) na internet. Os artigos enviados fora dos padrões estabelecidos não serão aceitos.

O envio de qualquer colaboração implica na cessão de direitos autorais à Capes. Os artigos publicados não serão remunerados, e sua reprodução parcial ou total será permitida desde que citada a fonte.

******

Da assessoria de comunicação do MEC

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem