Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Companhia desrespeita privacidade, diz estudo

A política de privacidade do Google foi considerada uma das piores da internet por um estudo da ONG Privacy International, que avaliou como 22 ferramentas de busca online e empresas de tecnologia lidam com informações pessoais sobre seus usuários. Segundo o relatório, o Google está situado na categoria reservada a empresas com ‘vigilância rígida e de grande hostilidade à privacidade’.


Nicole Wong, advogada da companhia americana, defendeu a política de armazenamento de dados do buscador, alegando que a privacidade dos usuários é protegida. Ela lembrou que, no ano passado, o Google lutou contra uma intimação do Departamento de Justiça dos EUA que pedia a entrega de milhões de resultados de pesquisas online. ‘Estamos desapontados com o relatório da Privacy International, que tem como base diversas incorreções e mal-entendidos sobre os nossos serviços’, afirmou. ‘É uma pena que a Privacy International tenha decidido publicar um relatório antes de ter a oportunidade de discutir conosco as políticas de privacidade’. O diretor do grupo, Simon Davies, informou, no entanto, que tentou entrar em contato com o Google, mas não obteve resposta.


Em sua defesa, o Google afirmou que começará a apagar informações de pesquisas feitas pelos internautas quando estas atingirem um prazo de 18 a 24 meses. O armazenamento de dados ajudaria o mecanismo de busca a conhecer melhor as preferências de seus usuários, para que os resultados de suas buscas – e os anúncios exibidos na página – sejam mais ‘relevantes e personalizados’.


Big Brother


O Privacy International ficou particularmente preocupado com a habilidade do Google em reunir informações no seu serviço de busca e outros aplicativos gratuitos, como o de mapas e o de e-mail. ‘O Google está fazendo muito mais com nossas informações do que podemos imaginar’, acusou Davies.


O grupo passou os últimos seis meses avaliando práticas de privacidade das empresas de busca, com a ajuda de 30 professores – a maior parte dos EUA e Reino Unido. O relatório deve ser atualizado em setembro.


Sete outras empresas receberam a segunda pior nota: AOL, Apple, Facebook, Hi5.com, Reunion.com, Windows Live Space e Yahoo!. Nenhuma recebeu a melhor nota, mas cinco ficaram entre os melhores resultados do estudo: BBC, eBay, Last.fm, LiveJournal.com e Wikipedia. Informações de Michael Liedtke [AP, 9/6/07].