Domingo, 23 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

DIRETóRIO ACADêMICO > PROFESSORES DE JORNALISMO

Dez anos depois, a consolidação

Por Victor Gentilli em 13/04/2004 na edição 272

Dez anos depois do Seminário de Atualização para Professores de Jornalismo, realizado em Campinas pelo Labjor/Unicamp, no mesmo ano do 10º aniversário do 1º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (microevento de uma tarde, no meio do grande Congresso Nacional dos Pesquisadores em Comunicação da Intercom) e cinco anos depois do memorável Seminário de Campinas, Florianópolis agora sedia o 7º Encontro do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo.

Estes 10 anos foram de luta, perseverança e audácia. Os primeiros encontros mostraram a capacidade de aglutinação e de resposta às exigências do momento. Os encontros de professores eram uma pequena reunião dentro do megaevento anual da Intercom. Assim, os professores de Jornalismo se encontraram em Recife, em Aracaju, em Manaus etc. Em outras ocasiões, sempre em torno do 21 de abril, ocorreram eventos significativos. Em 1996, a PUC de Minas Gerais acolheu os professores para um simpósio didático-pedagógico. Em 1999, o debate sobre diretrizes curriculares incendiava a área e estimulava conflitos. Em seminário memorável, cerca de 300 professores reuniram-se, em Campinas, com o objetivo exclusivo de participar do debate, expor seus pontos de vista. O seminário foi organizado pelo próprio Fórum, em parceria com a Federação Nacional dos Jornalistas, com o Observatório da Imprensa, com o então GT de Jornalismo da Intercom e outras entidades.

Em duas ocasiões, igualmente com o apoio da PUC-MG, o Fórum ganhou uma publicação em que professores puderam conhecer outras experiências, relatar casos interessantes, debater os problemas do ensino de Jornalismo. Se agora o Fórum se institui e se consolida como uma entidade voltada para as questões do ensino de graduação em Jornalismo, é hora de a revista retornar e voltar a circular regularmente.

Mais do que história, o evento de Florianópolis vai consolidar este Fórum como o espaço privilegiado do encontro, da troca de experiências entre professores de Jornalismo no Brasil. Fruto da necessidade, surgiu como um pequeno encontro. Vários outros encontros de professores de disciplinas específicas dos cursos de Comunicação renderam frutos. Alguns resultaram em livros, outros em eventos isolados. Os professores de Jornalismo não se perderam. Agora, vão se institucionalizar. Neste encontro de Florianópolis serão aprovados os estatutos e a entidade finalmente será instituída. Nestes 10 anos isto foi importante, mas não o essencial.

Neste novo século, os professores já se reuniram quatro vezes em quatro anos seguidos, sempre em torno do dia 21 de abril. Campo Grande em 2001, Porto Alegre em 2002, Natal em 2003 e agora Florianópolis neste 2004 marcam o novo formato do encontro, com troca de experiências dos hoje cinco grupos de trabalho (projetos pedagógicos, pesquisa na graduação, projetos de extensão e projetos laboratoriais impressos e eletrônicos).

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem