Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Em defesa do leitor

O curso de Jornalismo da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) lançou em 21 de março o boletim de crítica interna JO Ombudsman. Trata-se de mais um instrumento de aprendizado para desenvolver espírito crítico nos futuros jornalistas.

A iniciativa mescla duas práticas existentes em algumas das grandes redações brasileiras e estrangeiras: a produção de uma crítica interna e a função de ombudsman (palavra de origem sueca que significa ‘representante do cidadão’). Na imprensa, o termo é dado ao representante dos leitores dentro de um jornal ou veículo. A função foi consolidada nos EUA, a partir dos anos 1960 – lá, um dos exemplos de sucesso é o Washington Post. O jornais Folha de S. Paulo (com Marcelo Beraba) e O Povo (Plínio Bortolotti), a TV Cultura (Osvaldo Martins) e a Rádio Bandeirantes (Maria Elisa Porchat) são alguns dos veículos brasileiros que têm a figura do ombudsman.

Na Unaerp, o boletim é integralmente produzido pelos estudantes da 7ª etapa de Jornalismo. Eles fazem a crítica interna do Jornal do Ônibus, jornal-laboratório produzido pela própria turma. Com tiragem de 150 exemplares, o boletim será distribuído a todos estudantes do curso.

Além de desenvolver o espírito crítico, o exercício do JO Ombudsman também pretende mostrar para os alunos que a crítica construtiva e a autocrítica são essenciais na carreira do jornalista. Para chegar ao boletim, os estudantes discutem em sala de aula a produção do JO. Na primeira edição do JO Ombudsman, dois alunos (Gabriela Junqueira e Priscila Vitelli foram as designadas pelos professores) anotaram as críticas de toda a classe e produziram um texto. Outros estudantes também auxiliaram no processo de redação e nas discussões. Foram eles Guilherme Campos (responsável pelo texto de abertura), Joyce Cury, Aline Bueno, Lincoln Martins, Vivian Takahashi, Cláudio de Paula, Fabíola Porto, Gabriela Leite, Aline Andrade, Lívia Adami, Homero Neto, Cristiane Reis e Mariel Meira.

Os professores responsáveis pela orientação dos alunos do JO Ombudsman são Daniel do Carmo, Elivanete Zuppolini Barbi e Luís Eblak.