Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

DIRETóRIO ACADêMICO > SBPJOR

Encontro nacional discute metodologias

30/10/2007 na edição 457

O 5º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), será realizado dos dias 15 a 17 de novembro na Universidade Federal de Sergipe. O congresso tem como tema central ‘Metodologias de Pesquisa em Jornalismo’, colocando a questão metodológica como estratégica para o fortalecimento do estatuto disciplinar do campo do jornalismo. Serão apresentados 114 trabalhos científicos, produzidos por pesquisadores brasileiros e portugueses.


O desenvolvimento científico de uma área do conhecimento pressupõe a delimitação clara do objeto de estudo e a elaboração de metodologias adequadas de pesquisa. Um dos maiores desafios dos pesquisadores em jornalismo consiste precisamente em constituir e refinar metodologias apropriadas às especificidades do objeto e capazes de interpretar as particularidades do jornalismo como prática profissional, indo além da simples aplicação de metodologias oriundas de outros campos.


Neste ano, em continuidade aos esforços da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo para consolidar o campo, o congresso anual será dedicado à discussão da temática das metodologias de pesquisa em jornalismo. Objeto tradicional para a aplicação de metodologias oriundas de outras áreas do conhecimento, o jornalismo necessita, mais do que nunca, abrir o debate sobre a necessidade de desenvolver metodologias próprias.


Mesas temáticas


Uma variada programação, composta por uma conferência principal e duas mesas temáticas, pretende oferecer aos participantes uma diversidade de contribuições com o objetivo de aprimorar o debate metodológico entre os nossos pesquisadores. A conferência de abertura estará a cargo do professor Maxwell McCombs, da Universidade do Texas, e um dos maiores especialistas em metodologia no campo do jornalismo na atualidade. Jornalista profissional, McCombs é autor de uma das mais importantes teorias formuladas no campo do jornalismo: a teoria do agendamento.


Nas duas mesas temáticas serão discutidos o estado da arte da pesquisa em jornalismo e a diversidade de metodologias aplicadas na atualidade pelos pesquisadores do campo. As mesas temáticas têm um duplo propósito: 1) com o levantamento do que se está fazendo no campo, a SBPJor espera contribuir para dotar os colegas de uma visão global sobre a situação atual da pesquisa; e 2) com a apresentação de métodos diferenciados de pesquisa, a SBPJor busca socializar entre os pares as metodologias de pesquisa que são utilizadas por alguns dos mais importantes pesquisadores da área.


Veja aqui a programação completa do encontro. E aqui o site oficial do evento.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem