Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

DIRETóRIO ACADêMICO > PROFESSORES DE JORNALISMO

Encontro nacional no Recife, em abril

30/03/2010 na edição 583

13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (13º ENPJ)

Tema geral – ‘Ensino de Jornalismo: novas diretrizes e novos cenários jurídicos, profissionais, tecnológicos e econômicos’

Promoção – Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ)

Realização – Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)

Programação

Quarta, 21 de abril de 2010 – Hotel Atlante Plaza

8h00 às 12h00: Reunião diretoria FNPJ

Local: Hotel Atlante Plaza

13h00 às 19h00: Credenciamento

Local: Hotel Atlante Plaza

13h30 às 15h30: 6º Colóquio ANDI

Local: Hotel Atlante Plaza

Tema: Jornalismo e desenvolvimento: reflexões sobre a agenda das mudanças climáticas

Debatedores:

Carlos Fioravanti – Doutor em Sociologia da Ciência, jornalista especializado na cobertura de ciência e ambiente (Revista Brasileira de Tecnologia, revista Globo Ciência – atual Galileu – e outros veículos), ganhador (quatro vezes) do Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica.

Cidoval Morais de Sousa – Jornalista, sociólogo, especialista e doutor em Geociências, professor da Universidade Estadual da Paraíba, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, editor científico, líder e integrante de grupos de pesquisas sobre mídia, ciência, tecnologia, sociedade educação e desenvolvimento regional.

Coordenação Mediação: Fábio Senne (Andi) – Cientista social e Mestre em Comunicação, membro do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política (NEMP) da UnB, coordenador de Relações Acadêmicas da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi).

15h30 às 16h00: Intervalo

16h00 às 18h00: 9º Pré-Fórum Fenaj

Local: Hotel Atlante Plaza

Tema: O papel da universidade no contexto dos novos marcos regulatórios: o fim (e a volta?) da lei de imprensa e da obrigatoriedade do diploma e as novas diretrizes curriculares

Debatedores:

Carlos Eduardo Franciscato (SBPJor) – Jornalista, mestre e doutor em Comunicação, professor na Universidade Federal de Sergipe (UFS), presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

Edson Luiz Spenthof (FNPJ) – Jornalista, mestre em História, doutorando em Jornalismo, professor na Universidade Federal de Goiás (UFG), presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ).

Sérgio Murillo de Andrade (Fenaj) – Jornalista e mestre em comunicação, professor de Jornalismo no Instituto Educacional Luterano Bom Jesus (IELUSC), Joinvile (SC), presidente da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj).

Mediação: Ricardo Mello (Fenaj/FNPJ/Unicap) – Jornalista, mestre em Comunicação, professor na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), diretor do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco e Diretor Regional Nordeste I do FNPJ.

18h00 às 18h30: Intervalo

18h30 às 20h30: 4º Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Jornalismo do FNPJ

Local: Hotel Atlante Plaza

Tema: Os trâmites e o processo jurídico-administrativo de implantação das novas diretrizes curriculares nacionais em Jornalismo nas esferas governamentais e no âmbito de cada curso

Debatedor: Paulo Roberto Wollinger (MEC) – Engenheiro eletricista, especialista e mestre em engenharia elétrica, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC.

Coordenação e mediação: Carmen Lúcia Ribeiro Pereira (FNPJ) – Jornalista, cientista social, mestre em sociologia política e professora de jornalismo no Rio de Janeiro (RJ), secretária-geral do FNPJ.

Sérgio Luiz Gadini (FNPJ) – Jornalista, mestre e doutor em comunicação, professor de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG-PR), vice-diretor de Relações Institucionais do FNPJ.

Quinta, 22 de abril de 2010 – Unicap

08h00 às 18h30: Credenciamento

Local: Universidade Católica de Pernambuco (Unicap): Bloco G, Térreo

08h30 às 9h30: Solenidade de abertura

Local: Unicap – Auditório G1

9h30 às 9h50: Homenagem póstuma do FNPJ ao ex-diretor Narciso Lobo

Entrega de título honorífico da Unicap para o professor José Marques de Melo

Local: Unicap – Auditório G1

9h50 às 10h10: Café cultural

Local: Unicap – Salão Receptivo (‘Aquário’)

10h10 às 12h00: Mesa/debate em comemoração aos 50 anos de lançamento do livro Filosofia do Jornalismo, de Luiz Beltrão

Local: Unicap – Auditório G1

Debatedores:

José Marques de Melo – Jornalista, doutor e livre-docente em Ciências da Comunicação – Jornalismo, professor titular da Universidade Metodista de São Paulo e diretor da Cátedra Unesco de Comunicação, presidente da última Comissão de Especialistas do MEC para revisão das diretrizes curriculares nacionais em jornalismo, autor de vários estudos sobre a obra de Luiz Beltrão.

Alfredo Eurico Vizeu Pereira Júnior – Mestre e doutor em comunicação, professor adjunto na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), membro da última Comissão de Especialistas do MEC para revisão das diretrizes curriculares nacionais em jornalismo, autor de estudos sobre Luiz Beltrão.

Mediação: Aline Maria Grego Lins – Jornalista, pedagoga, mestre em Educação, doutorado em Comunicação e Semiótica, professora adjunta e pró-reitora Acadêmica da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

12h00 às 12h30: Assembléia-geral ordinária – 1ª sessão

Instalação da assembléia e eleição da nova diretoria do FNPJ

Local: Unicap – Auditório G1

12h30 às 14h00: Almoço

14h00 às 19h30: IX Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo (apresentação de trabalhos nos GPs –Sessão 1)

Local: Unicap – Salas de aula do Bloco G4

Coordenação geral:

Diretoria científica do FNPJ:

Prof. Dr. Leonel Aguiar: diretor científico (cientifico@fnpj.org.br);

Prof. Dr. Josenildo Guerra – vice-diretor científico (vice.cientifico@fnpj.org.br).

Grupos de Pesquisa (GPs) e respectivos coordenadores:

Atividades de Extensão: Profª Drª Sandra de Deus – Jornalista, especialista em Pensamento Político, mestre em Extensão Rural, Doutora em Comunicação e Informação, professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), presidente do Conselho Fiscal do FNPJ (sandra.deus@ufrgs.br).

Ensino de Ética e de Teorias do Jornalismo: Prof. Dr. Sérgio Gadini – Jornalista, mestre e doutor em comunicação, professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG-PR), vice-diretor de Relações Institucionais do FNPJ (vice.institucionais@fnpj.org.br)

Pesquisa na Graduação: Prof. Dr. Gerson Martins – Jornalista, psicólogo, filósofo mestre e doutor em Comunicação, professor adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), ex-presidente e atual diretor de Relações Institucionais do FNPJ (relações.institucionais@fnpj.org.br)

Produção Laboratorial – Eletrônicos: Prof. Dr. Juliano Carvalho – Jornalista, mestre em Ciência Política e doutor em Comunicação, professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), vice-presidente do FNPJ (juliano@faac.unesp.br).

Produção Laboratorial – Impressos: Prof. Dr. Josenildo Guerra – Jornalista, mestre e doutor em comunicação e cultura, professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), vice-diretor científico do FNPJ (vice.cientifico@fnpj.org.br).

Projetos Pedagógicos e Metodologias do Ensino: Prof. Dr. Leonel Aguiar – Jornalista, mestre e doutor em Comunicação e Cultura, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), diretor científico do FNPJ (cientifico@fnpj.org.br).

20h00 às 22h00:

** Lançamento de livros

** Seção de apresentação de pôsteres

** Atividade cultural

** Coquetel

Local: Unicap – Salão Receptivo (‘Aquário’)

Sexta, 23 de abril de 2010 – Unicap

8h30 às 10h00: PAINEL 1:

O ensino de Jornalismo e a convergência tecnológica: o Jornalismo e a tecnologia multimídia como conteúdo e como ferramenta pedagógica

Local: Unicap – Auditório G1

Painelistas:

Elias Machado Gonçalvez – Jornalista, mestre e doutor em Jornalismo, professor na Universidade Federal de Santa Catarina, coordenador do Laboratório de Pesquisa Aplicada em Jornalismo Digital, co-fundador do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-Line (GJOL) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da UFBA, autor de livros e artigos sobre jornalismo e ensino de jornalismo digital.

Mirna Tonus – Jornalista, mestre em Educação e doutora em multimeios, pesquisadora nas áreas de tecnologias da Informação e Comunicação, professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia (MG), vice-diretora Editorial e de Comunicação do FNPJ.

Mediação: Juliano Maurício de Carvalho – Jornalista, mestre em Ciência Política e doutor em Comunicação, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Mídia Digital, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática e do curso de graduação em Jornalismo, Líder do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (Lacotec) da Unesp, vice-presidente do FNPJ.

10h00 às 10h20: Café cultural

Local: Unicap – Salão Receptivo (‘Aquário’)

10h20 às 13h00: III Colóquio ibero-americano de ensino de Jornalismo do FNPJ

Local: Unicap – Auditório G1

Tema: O Jornalismo e o ensino de Jornalismo no atual cenário econômico, jurídico e tecnológico do espaço ibero-americano

Debatedores:

Miguel Paz (Chile) – Jornalista, subeditor de El Mostrador, foi redator e subeditor de La Nación Domingo, co-criador do suplemento LCD (La Cultura Domingo) do mesmo diário e co-fundador da revista El Periodista. Professor de Novos Meios da Escola de Jornalismo da Universidade Diego Portales (Santiago-Chile).

Celso Augusto Schröder (Fepalc) – Jornalista, mestre em Comunicação, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), presidente da Federação de Jornalistas da América Latina e Caribe (Fepalc), vice-presidente da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) e coordenador do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNPC).

Mediação: Gerson Luiz Martins (Brasil) – Jornalista, psicólogo, filósofo mestre e doutor em Comunicação, professor adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), presidente da Comissão Assessora da Área de Comunicação do INEP/MEC, ex-presidente e atual diretor de Relações Institucionais do FNPJ.

13h00 às 14h30: Almoço

14h30 às 18h30: IX Ciclo nacional de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo (apresentação de trabalhos nos GPs – Sessão 2)

Local: Unicap – Salas de aula do Bloco G4

19h00 às 21h00: Assembléia-geral ordinária – 2ª sessão

Posse da nova diretoria, relatório e prestação de contas, escolha da sede do próximo encontro, outros assuntos

Local: Unicap – Auditório G1

21h30: Festa de confraternização

Sábado, 24 de abril de 2010

9h00 – Reunião de avaliação e planejamento – Diretoria FNPJ

Local: Hotel Atlante Plaza

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem