Domingo, 17 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

DIRETóRIO ACADêMICO > GOOGLE

Gigante online investe no mercado impresso

19/07/2007 na edição 442

O Google anunciou esta semana um passo em direção ao mercado de mídia impressa. A nova iniciativa da empresa americana se chama Print Ads, um programa que irá permitir que clientes do serviço de compra de espaço publicitário online Google AdWords publiquem anúncios impressos – de dois centímetros a uma página – em 225 jornais dos EUA. O projeto vem sendo testado com um pequeno grupo de anunciantes em 50 veículos desde novembro no ano passado.


Os diários participantes do programa estão localizados em 32 das 35 maiores regiões metropolitanas dos EUA, com alcance total de 30 milhões de assinantes. Dentre eles estão grandes títulos, como New York Times, Washington Post, Chicago Tribune, Atlanta Journal-Constitution, Seattle Times e San Jose Mercury News.


Novos clientes


Segundo Smita Hashim, gerente de produtos do Print Ads, o programa tem como objetivo incentivar os anunciantes online a fazer uso da mídia impressa. ‘Não procuramos atingir, com este programa, aqueles anunciantes que costumam colocar anúncios somente na mídia impressa, os fiéis aos jornais’, explica.


Com o Google Print Ads, um anunciante de Los Angeles pode comprar espaço publicitário em uma publicação de Seattle ou Chicago, o que em geral só é feito por anunciantes de porte nacional. ‘O Print Ads trouxe novos anunciantes que, ou se consideravam muito pequenos para anunciar em jornais nacionais, ou não haviam sequer tentado anunciar no impresso porque seus negócios eram basicamente online’, explica Todd Haskell, vice-presidente de marketing do New York Times. O pagamento é intermediado pelo Google e, para manter a credibilidade da negociação, os jornais fornecerão aos anunciantes uma imagem eletrônica da página com o local exato onde o anúncio será impresso, com 24 horas de antecedência.


Yahoo! contra-ataca


Na semana passada, o rival Yahoo! informou que aumentou a sua já existente parceria de venda de anúncios online com editoras de jornais americanos para 17 cadeias cobrindo 400 jornais, 176 a mais desde que o programa teve início, em novembro do ano passado. Ao contrário do Google Print Ads, o programa do Yahoo! tem o objetivo de ajudar os jornais a vender anúncios em seus próprios sítios, algo que o Google faz através do programa AdSense. Informações de Eric Auchard [Reuters, 17/7/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem