Quarta-feira, 20 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº991
Menu

DIRETóRIO ACADêMICO > IMPRENSA CAPIXABA

Informe publicitário agora é notícia

Por Amanda Zambelli em 23/05/2006 na edição 382

Como se não bastasse a enorme quantidade de publicidade na mídia, agora os principais jornais impressos do Espírito Santo estão publicando matérias que têm cada vez menos informação e cada vez mais propaganda.

Foi o caso da matéria ‘Wal-Mart garante preços 15% menores na nova loja’, publicada nos jornais A Tribuna e A Gazeta, na quinta-feira (18/5). O assunto da matéria eram as novas instalações do hipermercado a ser construído no estado. Não há nenhum problema nisso, não fosse o modo como estas informações foram passadas ao leitor.

Além de mostrar as melhorias que ocorrerão na Grande Vitória depois da chegada da rede Wal-Mart, a matéria, de página inteira, cita vários nomes de marcas conhecidas de roupas, acessórios, produtos de limpeza e televisores, e compara os preços atuais com os novos preços que serão estabelecidos.

Significados diversos

O mais curioso é que nos dois veículos os textos são praticamente idênticos: em A Tribuna a ‘matéria’ não está assinada, mas em A Gazeta quem escreveu assinou e ainda deixou claro que o hipermercado pagou para que o autor viajasse para conhecer as instalações do Wal-Mart de São Paulo, onde a matéria foi apurada. Ou o repórter viajou apenas para receber o release e copiá-lo? Se não, como explicar a semelhança de textos entre os concorrentes?

Nada foi dito sobre o que pode acontecer aos donos de pequenos estabelecimentos de bairros, por exemplo. Ou se a população aprova ou não a implantação de mais um hipermercado internacional, que leva para as multinacionais o dinheiro que poderia ser investido no Espírito Santo e no Brasil.

É triste saber que a cada dia o conceito de informação de qualidade possui significados diferentes. Mesmo assim, esse conceito nunca significou enganar a população com matérias tendenciosas e que mostram apenas um lado da situação.

******

Estudante de jornalismo da Ufes, integrante da Rede Nacional de Observatórios de Imprensa

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem