Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1280

Internautas não abandonaram o papel, diz estudo

Um estudo da Newspaper National Network (NNN), rede americana de jornais que media as negociações dos diários conveniados com os anunciantes, descobriu que muitos adultos que costumam ler sítios de jornais na internet não abandonaram de vez a versão impressa dos diários.

Em uma pesquisa por telefone, 81% dos entrevistados que se dizem leitores de jornais online afirmaram ter lido também as versões impressas nos últimos sete dias. ‘Nós ficamos surpresos em ver como a interseção [entre os dois meios] é grande’, afirmou o presidente da NNN, John Klein.

Outro resultado interessante no estudo dá conta de que os leitores das duas versões não diminuíram, em sua maioria, o tempo de leitura dos jornais. Cinqüenta e dois por cento dos entrevistados revelaram que mantiveram o tempo de leitura dos meios; 35% afirmaram que aumentaram o tempo com os dois produtos; e apenas 12% dos ‘leitores de interseção’ disseram que diminuíram seu tempo de leitura com os impressos ou com os sítios.

Destes leitores, 41% disseram que sentiriam muita falta do jornal online se ele não estivesse disponível. ‘Quando você olha a pesquisa, descobre que as pessoas estão envolvidas com os dois produtos. Este é um novo segmento’ de leitores, analisa Klein.

Online only

A pesquisa também analisou o comportamento de leitores apenas de internet: 49% deles tendem a acessar um sítio jornalístico antes das 10 horas da manhã – comparado com 34% dos ‘leitores de interseção’ que visitam estas páginas antes deste horário; estes leitores tendem a dar prioridade à versão impressa pela manhã (63%).

Usuários apenas da versão online são, em sua maioria, mulheres: 55%. Grande parte destes internautas procura um jornal online para ter acesso a notícias locais (84%), entretenimento e informações em geral (74%) e dados sobre comida e restaurantes (58%). Informações de Jennifer Saba [Editor and Publisher, 18/6/07].