Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Jornais da Flórida dão destaque à cirurgia

Logo após a divulgação da notícia de que o presidente cubano havia transferido temporariamente todos os seus poderes para seu irmão mais novo, Raúl Castro, na segunda-feira (31/7) à noite, diversas comemorações iniciaram-se na Flórida. No estado americano moram quase um milhão de exilados cubanos e seus descendentes. Jornais de Miami e Fort Lauderdale estão fazendo hora extra para cobrir o fato pelo qual muitos esperaram ansiosamente.


Em declaração, Fidel anunciou que sofreria uma cirurgia intestinal devido a ‘crise intestinal aguda com sangramento sustentável’. Alguns jornais recorreram a especialistas na área de saúde para especular sobre a situação de saúde do presidente.


Na terça-feira (1/8), metade do sítio do The Miami Herald foi dedicada ao estado de saúde de Fidel, com matérias sobre a reação de exilados cubanos sobre o afastamento temporário e conteúdo multimídia com depoimentos de cubanos em Miami e também em Havana. ‘Estamos indo além, falando que a história pode render dias, semanas ou até meses’, afirmou Rick Hirsch, editor de multimídia do The Miami Herald. Repórteres do Herald já estão preparando um pré-obituário do presidente cubano. ‘Fizemos muitos planos ao longo dos anos de como lidaríamos com a notícia da morte de Fidel. É algo que revisamos todo ano’, revelou Hirsch. ‘Ele é alguém que teve um profundo, e em alguns casos pavoroso, impacto na vida de milhares de pessoas’. Na edição impressa, a cobertura do caso foi publicada em duas páginas.


A equipe do South Florida Sun-Sentinel também está trabalhando duro para acompanhar o estado de saúde de Fidel. ‘É uma grande notícia aqui no sul da Flórida e vamos dar a ela o espaço necessário no jornal’, disse a editora Sharon Rosenhouse. Ao contrário do Herald, o Sun-Sentinel tem um escritório em Havana – cortesia da empresa Tribune Co.,proprietária do diário.


Sharon e a equipe do Herald reconheceram que o interesse por notícias no sul da Flórida é insaciável e os dois jornais continuarão a dedicar tempo e dinheiro para cobrir a situação de forma adequada. Ambos notaram também que a região está à espera da tempestade tropical Chris, novo furacão que se aproxima do Golfo do México. ‘Talvez Fidel seja o primeiro furacão da estação’, brincou Hirsh. Informações de Sarah Weber [Editor&Publisher, 01/08/06].