Sábado, 20 de Abril de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1033
Menu

DIRETóRIO ACADêMICO >

Jornalista iraquiano condenado a três anos de prisão

12/03/2009 na edição 528

O jornalista iraquiano que atirou sapatos no então presidente George W. Bush foi condenado a três anos de prisão. Muntazer al-Zaidi, de 30 anos, arremessou os sapatos durante uma coletiva de imprensa de Bush em dezembro, em Bagdá. O presidente se despedia de uma visita ao país, e conseguiu desviar do ataque. Ao ouvir a sentença, esta semana, Zaidi gritou ‘vida longa ao Iraque’.


O jornalista, que trabalhava para o canal de TV al-Baghdadiya, havia se declarado inocente durante o julgamento e alegou que suas ações foram uma ‘reação natural’ à ocupação americana ao Iraque. Ele foi condenado por agredir um chefe de Estado estrangeiro durante visita oficial.


A família de Zaidi revoltou-se após a sentença, gritando muito no tribunal. ‘O judiciário não é justo’, afirmou o irmão do jornalista, Dargham. Outro irmão, Uday, completou que o veredicto teve motivação política. Ruqaiya, irmã de Zaidi, chamou o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, de ‘agente dos americanos’.


Pena branda


O advogado de defesa afirmou que irá apelar da sentença. Sob o regime de Saddam Hussein, Zaidi poderia ser condenado a até 15 anos de prisão. A decisão do juiz teria sido ‘branda’ por causa da idade do jornalista e de sua ficha limpa. Ele está preso desde o episódio, em 14/12.


O julgamento teve início em 19/2, mas foi adiado até esta semana por conta de um argumento da defesa, que alegou que a acusação não era válida porque Bush não estava em Bagdá em uma visita oficial, já que chegou ao Iraque sem avisar e sem ser convidado. O gabinete de Maliki enviou então uma resposta afirmando que a visita foi, sim, oficial. Informações de Michael Howard [Guardian.co.uk, 12/3/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem