Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

DIRETóRIO ACADêMICO > MÍDIA REGIONAL

Nova revista, presente da Unitau

Por Francisco de Assis em 03/07/2007 na edição 440

No Brasil, o campo das Ciências da Comunicação e, especialmente, a comunidade acadêmica que defende a existência e o fortalecimento de um pensamento comunicacional latino-americano, recebe esta semana um singelo e valioso presente: a revista Acervo On-line de Mídia Regional, publicada pelo NUPEC (Núcleo de Pesquisa e Estudos em Comunicação), da Universidade de Taubaté, cuja principal linha de investigação está voltada para contextos regionais e locais.

Embora ainda existam preconceitos dentro da academia em relação aos estudos de mídia regional, os pesquisadores do Vale do Paraíba têm despertado cada vez mais para as pesquisas acerca desta temática. Por isso, nada mais justo do que oferecer a essas contribuições um novo espaço para divulgação dos saberes produzidos.

Tal interesse também leva a crer que não foi em vão a insistência dos poucos que acreditavam na relevância das investigações sobre a produção midiática local, dez anos atrás, quando foi criado o NUPEC. Uma década depois desse start, observa-se que novos caminhos se abriram e muitos outros pesquisadores atenderam a esse convite: tornaram-se verdadeiros desbravadores de um terreno ainda pouco explorado e foram responsáveis por recuperar histórias, apontar tendências, levantar discussões e estimular o olhar crítico sobre a atuação dos veículos de comunicação, num raio que compreende, além do Vale, a Serra da Mantiqueira e o Litoral Norte de São Paulo.

Celeiro de conhecimento

Prova disso são as publicações, dentre elas o periódico antecessor da revista agora lançada, a Acervo Mídia Regional, que teve cinco volumes editados de 1997 até o ano 2000. Além dela, os livros Televisão Regional, Regionalização Midiática e Memórias da Mídia Taubateana, todos organizados e preparados por pesquisadores da Unitau, sugerem uma visão toda especial sobre os conteúdos midiáticos direcionados à comunidade valeparaibana.

Capítulos à parte merecem as monografias, dissertações e teses defendidas por alunos e professores nos últimos anos. Esses trabalhos, que se tornaram ricas fontes sobre a história e o papel de jornais, rádios e TVs da região, também contemplam o acervo de estudos dessa linha de pesquisa e contribuem para que esse tipo de levantamento não fique estagnado.

Tendo em vista o empenho dos estudiosos que compreendem a real autoridade da Comunicação, isto é, sabem que comunicar não é apenar falar aos quatro cantos do globo, é mais do que certo afirmar que a mídia regional já se constitui num considerável eixo de reflexões acadêmicas. Por conta dessa certeza, fica o convite para que os interessados em conhecer esse celeiro de conhecimento acessem o conteúdo da revista Acervo On-line de Mídia Regional, disponibilizada aqui.

******

Jornalista, pesquisador do NUPEC (Núcleo de Pesquisa e Estudos em Comunicação) e editor da revista Acervo On-line de Mídia Regional

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem