Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº974

DIRETóRIO ACADêMICO > ULTRA-LOCALISMO

PUC-RS faz pesquisa com o MIT

24/11/2009 na edição 565

Na segunda-feira [16/11], professores e alunos da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUC-RS, representantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e jornalistas do Grupo RBS reuniram-se para dar início ao projeto denominado Locast. O objetivo da pesquisa é fazer uma forma de cobertura jornalística que trabalhe com o ultra-localismo.

Os pesquisadores do MIT David Boardman e Steve Pomeroy ministraram o workshop que detalhou o projeto e explicou o funcionamento do aplicativo que será utilizado. ‘O primeiro contato com os participantes foi muito bom pela acolhedora recepção que fizeram. Estou gostando muito de estar aqui’, empolga-se David.

Notícias serão produzidas em vídeos não para as massas, mas focadas em públicos menores com interesses em comum. A primeira etapa da pesquisa, que se dará pela produção dos conteúdos, acontece até o dia 23/11. ‘Esta é uma pesquisa histórica para a Famecos’, vibra o professor da PUC-RS e coordenador do projeto Eduardo Pellanda pelo pioneirismo da faculdade no estudo sobre mudanças na forma de encarar a dinâmica do jornalismo.

Conteúdo feito com celular

Essa nova utilização proposta pela parceria entre Famecos, MIT e RBS fará com que as pessoas construam uma nova perspectiva não só da capital gaúcha, mas também da disseminação da informação. ‘Este projeto é visto por nós como mais uma forma de fazer jornalismo. Enxergamos isso como algo suficientemente maduro para ir além de um experimento’, esclarece o coordenador de projeto on-line do Grupo RBS, Thiago Medeiros.

Estudantes de graduação, pós-graduação, professores, repórteres e editores do Grupo RBS já estão envolvidos na construção e manutenção do portal com a tecnologia Android.

As matérias, feitas pelos repórteres, estarão ligadas a um mapa via GPS, marcando assim a localização exata do acontecimento. Todo o conteúdo é feito com celular e a edição acontece na hora. A postagem é automática, mas pode passar pelo crivo de editores, se assim for necessário. A pesquisa é inédita no Brasil e a única oficial entre o MIT e uma Faculdade de Comunicação.

Aqui você pode acessar as imagens do projeto.

******

Estudante de jornalismo da Famecos, PUC-RS, Porto Alegre, RS

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem