Sábado, 15 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1017
Menu

DIRETóRIO ACADêMICO >

Série da BBC é aclamada por críticos

05/08/2008 na edição 497

Novo drama da BBC sobre a vida de Saddam Hussein dá ao falecido líder iraquiano uma imagem de chefe de máfia bruto, lembrando o gângster Tony Soprano da série de TV The Sopranos. A série, em quatro partes, intitulada House of Saddam (Casa de Saddam, tradução livre), tenta mostrar como Saddam veio a ser o bicho-papão do Ocidente após o golpe militar que o levou ao poder em 1979.

O programa foi filmado na Turquia e o papel de Saddam é interpretado pelo ator israelense-iraquiano Igal Naor. O primeiro episódio, transmitido na semana passada, mostrou Saddam usando a festa de aniversário de sua filha como escudo para um golpe.

House of Saddam é como The Sopranos sem as piadas, salva a performance de Chemical Ali para dar um pouco de luz ‘à densa escuridão’, disse um crítico do jornal britânico The Guardian em artigo. ‘Trata-se de uma tentativa ambiciosa e que deu muito certo’.

Para o Daily Telegraph, o Saddam da série tem características semelhantes às dos dois homens que o tiraram do poder na invasão americana de 2003 – o presidente americano George W. Bush e o então primeiro-ministro britânico Tony Blair. O jornal The Independent disse que a série capturou com sucesso o medo que Saddam gerou naqueles que o circundavam, mas questionou se não houve alguns furos factuais, principalmente no que diz respeito ao lado americano das relações de Saddam, que chegaram a beirar o amigável quando da guerra do Iraque ao Irã.

Os roteiristas da série, Alex Holmes e Stephen Butchard, afirmaram terem pesquisado a vida de Saddam por dois anos, nos quais entrevistaram membros do regime do ditador, empregados de seu palácio, testemunhas e acadêmicos. Informações da AP [31/7/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem