Thursday, 18 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

Sua faculdade, meu negócio

Há três meses chega insistentemente ao Observatório uma mensagem tipo spam oferecendo às instituições de ensino superior (IES, no jargão oficial) serviços de preenchimento de documentação para o MEC.

É uma empresa formada por professores, dedicada a orientar ‘empresas’ recém-chegadas ao ‘mercado das IES’ nos meandros das exigências do MEC. Um ‘negócio’ sem dúvida lucrativo, se considerarmos que IES brotavam da noite para o dia em todas as cidades do Brasil até há pouco tempo. Também é forçoso considerar que, se tal serviço existe, deve ser grande o despreparo administrativo das IES recém-criadas (o ensino que proporcionam só se pode imaginar…), a julgar pelo conteúdo do spam mais recente. Ei-lo, na íntegra:

=> Prazo para o Preenchimento do CENSO 2003 – 31/03/2004 <--

Você sabia que o prazo para preenchimento do CENSO 2003 das Instituições de Ensino Superior (Faculdades, Centros Universitários e Universidades) termina dia 31 de março de 2004.

O questionário do Censo 2003 deverá ser preenchido por todas as IES que possuam um ou mais cursos com data de início de funcionamento até 30 de outubro de 2003, isto é, que tenham realizado processo seletivo até esta data. Cursos paralisados não serão transferidos do Cadastro da IES para o Questionário do Censo 2003.

Lembramos também que o não preenchimento do CENSO implicará na paralizia do processo de historicidade estatística da respectiva IES no MEC/SESu/INEP ao tempo em que poderá também implicar em eventuais diligências em processos de reconhecimento de curso.

Enfim, o preenchimento e a consolidação do CENSO não é um procedimento meramente burocrático e sim um rito de exercício anual do processo de reconhecimento dos cursos de graduação.

Cabe assim, e não obstante ao supracitado, as seguintes questões:

– Como fazer isto?

– Será que você sabe preencher o Censo no novo padrão eletrônico?

– De fato o que é o Censo e quais as vantagens estratégicas na eficácia da sua consolidação?

– Será que você conhece a importância do preenchimento?

– Você sabe o que são os levantamentos estatísticos inerentes ao CENSO?

– Você sabe o que são os levantamentos retroativos e a sua importância para o reconhecimento dos cursos?

– Por que preencher? Como podemos auxiliar no processo de preenchimento?

– Quais as implicações para o não preenchimento na sua IES?

– Como obter um diferencial competitivo da sua IES no ‘mercado’ regional apenas com a consolidação do CENSO?

Para as respostas a estas e/ou outras questões faça um contato sem compromisso com a nossa equipe:

[nome 1]

[nome 2]

[nome 3]

De brinde, um recado amadoristicamente esquecido no pé do spam, com instruções a um dos ‘executivos’ para a ‘redação’ da mensagem acima:

[FULANO] Segue abaixo um assunto para ser elaborado um e-mail para as Faculdades – URGENTE. CENSO 2003

O prazo para preenchimento do CENSO 2003 termina dia 31 de março de 2004. Será que você sabe preencher? O que é o Censo? Será que você conhece a importância do preenchimento? Você sabe o que são os levantamentos estatísticos? Você sabe o que são os levantamentos retroativos? Por que preencher?

Não é um negócio ilegal, não se trata disso. O que espanta é o grau de amadorismo, a argumentação infantilizada, a pobreza ortográfica e gramatical. Um retrato do nosso prolífico ensino superior, que tantos exaltam.

A bem da verdade, nem espantar deveria. Outro spam recebido recentemente pelo OI, porque ‘bom negócio’ chove atualmente na sua caixa-postal, diz:

Está difícil arrumar um bom emprego? Nós temos a solução!

Jornalismo On Line

Aprenda a ser um

Jornalista On-Line por

Apenas R$ 40

Em 24 horas.

Nem vale a pena, portanto, comentar conteúdos. Tão somente lamentar a herança maldita que enterrou tão fundo o nosso ensino superior.