Sábado, 19 de Outubro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1059
Menu

DIRETóRIO ACADêMICO >

Um copo d´água virtual, por favor

Por Marcos Henrique M. Matos em 12/10/2009 na edição 559

Você sabe o que é água virtual? Vou dar uma dica: não dá para dissolver com água e tomar bem geladinha. Água virtual é a quantidade de água usada direta ou indiretamente na produção de alguma coisa.

O mundo não está secando. Nosso apetite capitalista de consumo e muitas vezes nossa falta de conscientização estão secando muito rápido nossas reservas naturais (sem falar no crescimento demográfico, que implica um problema de solicitar de mais os recursos naturais, no caso, a água, e ter de menos para oferecer). É verdade que os telejornais noticiam vez ou outra o problema da falta d´água, não podemos negar, mas quanto mais se falar no assunto, melhor para nós, para nossa sobrevivência, até porque já existem conflitos pela água em várias partes do mundo. Você pode até pensar que quando o mar virar sertão só vai restar de sua pessoa: Um livro que você escrever, uma árvore que você plantou e um filho ou um tataraneto que você deixou para sentir cede nesse mundo; sinto muito, você está enganado(a).

Em 2008, a Unesco divulgou a localização de 273 aqüíferos. Sabe o que é isso, não? É bom procurar saber se você quiser tomar um copo d´água ou tomar banho num futuro próximo. Em 2025, 1,8 bilhão de pessoas estarão vivendo em zonas de absoluta seca e em 2050 – essa é a melhor parte (se estivéssemos assistindo uma comédia grega) – serão aproximadamente 9 bilhões. Ou seja, se você tem hoje 23 anos terá em 2050, 64 anos, se nenhuma doença, catástrofe natural ou gripe lhe for acometida, você vai estar vivo e com sede.

A ponta do iceberg

Mas que raios isso tem haver com o tênis importado que eu uso? Tudo! Pois para se fazer um tênis, gastam-se 8.000 litros de água. É correto afirma que o Brasil tem 13% de toda a água doce da superfície do planeta, mas também é verdade que esses mananciais são mal distribuídos. Cerca de 70% se encontram na região norte, a menos povoada. Que bom, o Brasil não vai sentir sede por um bom tempo! Mais uma vez enganado(a). Muitas das nossas reservas subterrâneas estão poluídas e alguns aqüíferos pelo mundo são compostos de águas fósseis. Isso quer dizer que não são renováveis. Então, quando for calçar um tênis, usar uma camisa, saiba que você está usando água virtual.

Isso não quer dizer que teremos que sair nus em pelo por aí, e sim, exigir mais de nossos governantes, exigir criação de energias renováveis, saneamento básico, reciclagem da água e, claro, nos policiarmos para economizar no banho, no lavar do carro e não deixar a mangueira, torneira, aberta o tempo todo; economizar ao lavar a louça, enfim, economizar agora para que em 2050 tenhamos água com qualidade e quantidade sem ter que pagar preços exorbitantes ou fazer parte de alguma milícia lutando por esse bem. Nossos ancestrais lutaram por fogo – veja o filmeA guerra do fogo, de 1981 – e nós lutaremos para adquirir água e petróleo nos dias que virão.

Informe-se mais sobre o problema da falta d´água pelo mundo. Este artigo foi só a ponta do iceberg.

******

Estudante de Jornalismo, Jaboatão dos Guararapes, PE

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem