Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

É hora dos nerds no Vale do Silício

Phil Fernandez tinha se acostumado a ser ignorado no Vale do Silício. A empresa dele produz software para departamentos de marketing e passou despercebida durante anos, enquanto a atenção da indústria de tecnologia se dirigia a redes sociais e jovens empresários como Mark Zuckerberg, da Facebook Inc. Agora é a vez de Fernandez brilhar. Sua empresa, a Marketo Inc., está atraindo o interesse de investidores como candidata a uma abertura de capital. Fernandez recebe diariamente convites para jogos da liga americana de beisebol, almoços com os investidores e festas da alta sociedade.

Na capital americana da tecnologia, empresários como Fernandez agora estão vivendo a vingança dos nerds. Nos últimos anos, a euforia tecnológica tem se concentrado em jovens líderes de empresas da internet como Zuckerberg e o diretor-presidente da Groupon Inc., Andrew Mason. No entanto, depois que o valor de mercado da Facebook e de outras companhias de internet despencou, nomes menos conhecidos, como Splunk Inc. e ServiceNow Inc., de firmas que fazem produtos complexos para o mercado corporativo estão ganhando tração, crescendo e abrindo capital com sucesso.

Empresários de tecnologia da moda agora usam camisas conservadoras, em vez do uniforme de empreendedores da web, que inclui shorts e chinelos. Muitos, com mais de 35 anos, parecem velhos para os parâmetros do Vale do Silício. Em alguns casos, esses empresários estão tendo mais destaque em conferências que os fundadores de firmas da web. Em um jantar que será oferecido pela firma de investimento em participações Sequoia Capital este mês, empreendedores que desenvolvem tecnologia para empresas farão palestras primeiro que seus pares das empresas da web, que dominaram o evento nos últimos anos, diz Jim Goetz, sócio da Sequoia. Eles “ganharam mais credibilidade”, diz Goetz.

Ação subiu para mais de US$ 30

Quando Todd McKinnon tentou levantar dinheiro para sua empresa, que desenvolve tecnologia para clientes corporativos, em 2009, muitos investidores nem sequer retornavam suas ligações. Mas, este mês, o empresário de 40 anos foi um dos palestrantes em um disputado evento de tecnologia em San Francisco, ao lado dos fundadores da Twitter Inc. e a nova diretora-presidente da Yahoo Inc., Marissa Mayer. McKinnon disse que agora os investidores de capital de risco muitas vezes o procuram para investir na sua empresa, a Okta Inc., que ajuda outras empresas a manter o controle de programas de software online para seus funcionários.

No mês passado, Varun Mehta e Umesh Maheshwari, criadores da Nimble Storage Company Inc., empresa de armazenagem de dados, ofereceram uma recepção em San Francisco. No ano passado, eles não conseguiram atrair gente suficiente para encher o salão. Desta vez, os 300 convites foram aceitos quase que imediatamente.

Quando empresa de Marcus Ryu, Guidewire Software, abriu seu capital em janeiro, alguns banqueiros de investimento informaram que o empresário, de 38 anos, não poderia esperar um valor de mercado similar ao da Groupon ou da Zynga, apesar de a fabricante de software para seguradoras ter registrado crescimento de dois dígitos no faturamento e ser lucrativa. Mas desde a oferta pública inicial, a ação da Guidewire subiu para mais de US$ 30, mais do que o dobro do preço da abertura, de US$ 13. Seu valor de mercado é de cerca de US$ 1,7 bilhão e se aproxima do da Zynga, que é de US$ 2,46 bilhões. E o telefone de Ryu agora não para de tocar com ligações de investidores.

***

[Pui-Wing Tam e Ben Worthen, do Wall Street Journal]