Quarta-feira, 18 de Julho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº996
Menu

E-NOTíCIAS > PLANETA DIGITAL

Uma nova maneira de compartilhar arquivos

Por Walter S. Mossberg em 29/01/2013 na edição 731
Reproduzido do Valor Econômico, 24/1/2013

Digamos que você queira transferir um arquivo, uma foto ou um dado de contato do seu smartphone para o de outra pessoa. Você poderia enviar um e-mail ou uma mensagem de texto com o arquivo. Mas várias tecnologias já foram desenvolvidas para tornar o processo mais rápido e mais simples. Em alguns celulares Android, você pode transmitir arquivos, como fotos, de um telefone para outro encostando os dois aparelhos ou colocando-os bem próximos. Mas isso requer que ambos os celulares tenham um chip especial, chamado NFC, que ainda não é universal nos telefones Android e não existe em nenhum iPhone.

Outra maneira é usar um aplicativo chamado Bump, que transfere arquivos entre iPhones e celulares Android quando as mãos segurando os dois aparelhos “batem” (bump, em inglês) de lado uma na outra. Funciona muito bem, mas exige um contato físico com a outra pessoa.

Recentemente, testei uma abordagem diferente – um aplicativo para iPhone chamado Xsync. Ele não precisa de nenhum chip especial; em vez disso, usa um aplicativo gratuito e um recurso de hardware que quase todo smartphone tem: a câmera. Embora seja feito principalmente, como o Bump, para transferências entre aparelhos que estão próximos, o Xsync também funciona com distâncias maiores. Fui capaz de enviar e receber, quase que instantaneamente, fotos, vídeos e músicas usando o Xsync com dois iPhones ligados a câmeras de computadores durante uma chamada de vídeo por Skype.

O elemento vital do Xsync é o código QR, aquele símbolo quadrado quase onipresente hoje em dia on-line, em jornais e revistas impressos, pôsteres e outros lugares.

***

[Walter S. Mossberg, do Wall Street Journal]

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem