Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Para Twitter, TV traz oportunidades

Com picos superiores a 3 mil postagens por segundo relacionadas a programas de televisão no Brasil, o microblog Twitter deixa seus dirigentes animados em relação às oportunidades projetadas para o mercado brasileiro nos próximos anos, quando o país vai sediar a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. Com um escritório inaugurado em dezembro, em São Paulo, a empresa mira na mídia tradicional, sobretudo emissoras de TV, e pretende atrair sua atenção para o que chama de “segunda tela”, a relação de interação dos espectadores com programas televisivos por meio de redes sociais.

Chloe Sladden, vice-presidente de mídia do Twitter, afirmou que a ‘segunda tela’ é apenas parte do potencial do microblog, mas prova o peso das mídias tradicionais no mercado publicitário mundial. Segundo a executiva, o conteúdo de qualidade da TV e dos jornais é um diferencial que ainda atrai o público, e, consequentemente, a publicidade. Nos Estados Unidos, o mercado publicitário na TV movimenta cerca de US$ 7 bilhões ao ano, disse.

As mídias sociais estão transformando a relação das emissoras e dos jornais com o público, disse Chloe. “Estamos nos movendo para um mercado mais fragmentado e competitivo, mas também para um ambiente onde se pode ter uma relação contínua com sua audiência [na internet]”, afirmou. “Há 15 anos, se tentava conquistar a audiência sempre que o programa começava, ou na primeira página do jornal. Mas agora, como o público pode seguir o programa de TV, há uma relação de 24 horas com a audiência. O que vemos é que o Twitter está ajudando a aumentar a audiência de programas de TV e também o tráfego em sites de notícias.”

Questão de meses

Para a empresa, a dinâmica de postagens instantâneas do Twitter, aliada à cultura de celebridades vigente no Brasil, “pode aprofundar a experiência das pessoas com programas de TV e eventos esportivos”. Os números mostram que há uma boa relação do microblog com a TV no Brasil. O fim do programa The Voice Brasil, da TV Globo, obteve uma média de 2,8 mil postagens relacionadas por segundo (tweets por segundo). O último capítulo da novela Avenida Brasil, da mesma emissora, bateu o recorde de 3 mil postagens por segundo.

A expansão da telefonia móvel no país é outro fator que poderá reforçar a aproximação das redes sociais à mídia tradicional. No mundo, cerca de 60% das pessoas acessam o Twitter através de dispositivos móveis. No Brasil, 40% dos usuários usam celulares e tablets para se comunicar com o microblog. Mas, Guilherme Ribenboim, diretor-geral do Twitter no Brasil, disse que é questão de meses para o país atingir a média mundial.

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Guilherme Serodio, do Valor Econômico