Terça-feira, 22 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº955

E-NOTíCIAS > PLANETA DIGITAL

Facebook e Google entram no terreno da Intel e Cisco

Por Rolfe Winkler em 03/09/2013 na edição 762
Reproduzido do Valor Econômico, 27/8/2013

Construir a super-rodovia da informação exige muito cimento. Agora, pesos-pesados da Web, como Google e Facebook, querem misturar eles mesmos o concreto. Isso ameaça os lucros de grandes construtoras da internet, como Intel e Cisco Systems. Mas elas não estão dispostas a deixar que a obra prossiga sem elas.

O Google e o Facebook compram tantos equipamentos de tecnologia que faz sentido que eles desenvolvam suas próprias máquinas. Isso permite que eles economizem dinheiro e operem seus websites de maneira mais eficiente. Ambos já fabricam seus próprios servidores. O Google, por exemplo, tem mais de um milhão deles no mundo todo, segundo estimativa do IDC. Além de servidores, o Facebook produz a maioria do seu hardware de armazenamento, informa o IDC.

Agora, ambos estão desenvolvendo projetos que poderiam ajudá-los a deixar de lado a Intel e a Cisco, dois fabricantes de hardware que dominam seus respectivos mercados, abocanhando no processo uma margem de lucro bruto de cerca de 60%. O projeto do Google envolve chips. A IBM vai licenciar sua tecnologia de chips e alistou o Google como parceiro. Ele vai poder usar a licença para desenvolver chips para seus servidores e equipamentos potencialmente reduzindo sua dependência da Intel.

Já o Facebook ataca os comutadores de rede. A rede social quer ser capaz de personalizá-los de acordo com as suas necessidades, algo que não é possível com equipamentos fabricados por terceiros. A Intel e a Cisco estão respondendo à ameaça, dando mais controle a clientes via software ou lançando chips mais baratos e eficientes. Mesmo assim, se o Google e o Facebook passarem a oferecer produtos alternativos, eles poderão terminar afogando os lucros dessas empresas.

******

Rolfe Winkler, do Wall Street Journal

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem