Domingo, 26 de Maio de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1038
Menu

E-NOTíCIAS >

Facebook censura reportagens da ‘Folha’

Por ‘FSP’ em 07/01/2014 na edição 780

O Facebook apagou, na noite de domingo [29/12], duas reportagens publicadas na página oficial da Folha na rede social. Em ambos os casos, eram exibidas imagens de mulheres com os seios descobertos em atos de protesto.

A primeira reportagem censurada narrava a experiência vivida pela correspondente e colaboradora Luisa Belchior durante um curso de formação do Femen em Madri. A chamada era ilustrada com uma foto de uma manifestação do grupo feminista.

Presente no noticiário desde 2008, o Femen é conhecido por organizar atos em que as militantes pintam palavras de ordem no corpo seminu.

A segunda reportagem exibia uma foto do “toplessaço” de mulheres na praia da Ilha do Boi, em Vitória (ES), em ato contra a proibição da prática do topless.

“Em desacordo”

Organizado na própria rede, com mil promessas de adesão, o protesto contou com apenas seis mulheres. Elas reivindicavam o mesmo direito que os homens têm de ir à praia sem camisa.

Além de apagar as postagens, o Facebook manteve a página da Folha fora do ar por cerca de uma hora na madrugada de ontem e bloqueou por uma semana a conta do jornalista responsável.

Não é a primeira vez que o Facebook censura postagens da Folha contendo imagens de protestos com nudez.

Em maio de 2012, um jornalista teve seu perfil pessoal na rede temporariamente suspenso após compartilhar reportagem da Folha contendo imagem dos seios da militante Luka Franca, participante da Marcha das Vadias.

O jornalista foi acusado de postar imagem com “conteúdo pornográfico”.

Em julho deste ano, foi censurada uma foto de manifestantes que haviam invadido a Câmara Municipal de Porto Alegre e posado nus em ato de protesto.

Além de eliminar a postagem, o jornalista responsável pela página da Folha no Facebook teve sua conta bloqueada por 24 horas.

Procurado, o Facebook afirmou, por meio de nota, que as imagens que motivaram a censura estavam “em desacordo com os termos de uso” da rede social.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem