Sábado, 16 de Fevereiro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1024
Menu

E-NOTíCIAS >

Papa diz que internet é um presente de Deus

Por Reuters em 28/01/2014 na edição 783

O mundo digital em alta velocidade das redes sociais, quase sempre superficial, precisa de uma injeção de calma, reflexão e ternura para se tornar “uma rede não só de fios, mas de pessoas”, afirmou o Papa Francisco nesta quinta-feira. Em mensagem para o Dia Mundial das Comunicações da Igreja Católica, o Pontífice disse que os meios de comunicação e a Internet, os quais ele chamou de “algo verdadeiramente bom, um presente de Deus”, poderia unir as pessoas, mas que a comunicação digital frequentemente impede que elas conheçam de fato umas as outras.

“Precisamos de ternura. O mundo da mídia tem de ser preocupar com a humanidade”, disse ele. “O mundo digital pode ser um ambiente rico em humanidade, uma rede não só de fios, mas de pessoas”.

Francisco, de 77 anos e nascido na Argentina, denunciou a por vezes “agressão violenta” da mídia e de comunicações que têm como objetivo principal a promoção do consumo e a manipulação. Ele pediu que as pessoas sejam não só tolerantes no ambiente digital, mas que também ouçam e tentem entender os pontos de vista dos outros.

“A velocidade com a qual a informação é comunicada supera a nossa capacidade de reflexão e julgamento”, afirmou. “A variedade de opiniões sendo transmitidas pode ser vista como boa, mas também pode levar as pessoas a se entrincheirar atrás das suas fontes de informação, que vão apenas confirmar os seus desejos e ideias, ou interesses políticos e econômicos”.

Os católicos, segundo ele, devem dialogar com os outros. E não pensar que suas ideias e tradições sozinhas “são válidas ou absolutas”.

“Dialogar significa acreditar que o outro tem algo importante a dizer”, afirmou. ‘Dialogar não significa renunciar as suas ideias e tradições, mas a pretensão de que elas sozinhas são válidas ou absolutas”

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem