Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº974

E-NOTíCIAS > PLANETA DIGITAL

Google publica manual de etiqueta para usuários dos óculos Glass

Por ‘OG’ em 25/02/2014 na edição 787
Reproduzido do Globo.com, 19/2/2014

Depois de o Glass ter sido banido em uma série de locais – do banco do motorista a restaurantes, passando por clubes de striptease –, a Google publicou nesta quarta-feira regras de conduta e etiqueta para a utilização de seus óculos inteligentes.

A companhia elaborou o manual com base na experiência dos primeiros usuários do Glass, que até agora só pôde ser desfrutado por alguns desenvolvedores de software e pelos sortudos que ganharam um concurso realizado pela Google. A expectativa é que o aparelho seja finalmente lançado ao público este ano.

Entre as recomendações, está uma que diz “Não seja um ‘Glasshole’”, trocadilho com a palavra em inglês “asshole” (babaca). A empresa aconselha a seus usuários explicar com paciência e de forma polida o funcionamento dos óculos. Não “espere ser ignorado”, afirma o site:

“Vamos encarar os fatos: você será abordado com perguntas. Seja paciente e explique que o Glass tem várias das funções de um celular (câmera, mapas, e-mail etc.). Desenvolva também sua própria etiqueta. Se você teme que seu jantar romântico em um belo restaurante será interrompido por uma pergunta sobre o Glass, simplesmente retire ele dos olhos, colocando no pescoço ou na bolsa.”

Outra dica é respeitar as regras do local onde estiver.

“Em lugares onde câmeras de celular não são permitidas, a mesma regra vale para o Glass. Se pedirem para você desligar seu telefone, faça o mesmo com o Glass. Infringir as regras ou ser rude não transformará os estabelecimentos em fãs do Glass, o que prejudicará os outros (usuários)”, dita o manual.

Também é prudente, segundo a Google, pedir permissão às outras pessoas sempre que for registrar fotos ou vídeos com o aparelho:

“Ficar em um canto olhando para as pessoas enquanto as filma pelo Glass não te trará amigos.”

Um dos mandamentos adverte que o Glass foi feito para ser usado durante curtos períodos. Logo, passar horas mirando o visor do aparelho provavelmente “fará você parecer muito esquisito para as pessoas a sua volta.”

“Não leia ‘Guerra e Paz’ no Glass. Atividades como essa são melhores em telas grandes”, alerta, acrescentando: “O Glass é uma tecnologia, então use o bom senso. Esqui aquático, montaria e luta provavelmente não são boas ideias com o Glass.”

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem