Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Blogueira é jornalista, ou não?

“Meu querido diário, hoje estou me sentindo…”

No início do boom da internet, os blogs surgiram como um diário virtual. Após alguns anos, esta ferramenta ganhou novas funções, formatos e designs. Por exemplo, os jornais possuíam sua versão impressa, depois uma versão online cujos jornalistas têm o espaço para disponibilizar seus blogs pessoais com opiniões e reportagens mais interpretativas.

Muitos deles tiveram um sucesso inesperado, pois não se sabia ao certo a durabilidade de seu uso e a procura dos internautas. Pode-se dizer que há jornalistas ganhando razoavelmente bem por seu trabalho desenvolvido em websites e blogs. Entretanto, como se tem a disponibilidade de criá-los gratuitamente, qualquer pessoa pode escrever em um blog sobre um tema, assim como eu, na época estudantil, treinando a minha escrita ao falar de literatura. Tive meu sucesso entre colegas e professores durante quase um ano, mas não consegui administrá-lo ao entrar no mercado de trabalho.

Dos anos 2000 para cá, percebemos a quantidade de blogs cadastrados na rede e uma nova definição de quem os alimenta: blogueira(o). O papel do blogueiro(a) é o mesmo da função de jornalista? É verdade que há jornalistas que são blogueiros, mas o inverso nem sempre acontece. Os blogueiros/jornalistas que abordam o tema da moda podem percorrer um universo rico de desfiles, lançamentos, produtos, festas, viagens, sapatos, roupas, makeup, transmitidos por vídeos, entrevistas, fotos do Instagram, e textos curtos com uma linguagem fácil aos leitores e seguidores. Os que ganham destaque na blogosfera, devido a diversos comentários dos leitores veem como possibilidade escrever um livro.

Afinal, o blogueiro é jornalista? Com tudo que discutimos até agora, os jornalistas optam cada vez mais pelos blogs, com o intuito de um jornalismo colaborativo e participativo que vai contra a hegemonia dos mass medias. Por outro lado, blogueiros que almejam se aperfeiçoar na área da comunicação – pois existem blogueiros formados em outras áreas – tornam-se jornalistas, ora por que não?

******

Elisiany Leite é jornalista