Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº975

E-NOTíCIAS > JORNALISMO PARTICIPATIVO

Blogueira é jornalista, ou não?

Por Elisiany Leite em 18/03/2014 na edição 790

“Meu querido diário, hoje estou me sentindo…”

No início do boom da internet, os blogs surgiram como um diário virtual. Após alguns anos, esta ferramenta ganhou novas funções, formatos e designs. Por exemplo, os jornais possuíam sua versão impressa, depois uma versão online cujos jornalistas têm o espaço para disponibilizar seus blogs pessoais com opiniões e reportagens mais interpretativas.

Muitos deles tiveram um sucesso inesperado, pois não se sabia ao certo a durabilidade de seu uso e a procura dos internautas. Pode-se dizer que há jornalistas ganhando razoavelmente bem por seu trabalho desenvolvido em websites e blogs. Entretanto, como se tem a disponibilidade de criá-los gratuitamente, qualquer pessoa pode escrever em um blog sobre um tema, assim como eu, na época estudantil, treinando a minha escrita ao falar de literatura. Tive meu sucesso entre colegas e professores durante quase um ano, mas não consegui administrá-lo ao entrar no mercado de trabalho.

Dos anos 2000 para cá, percebemos a quantidade de blogs cadastrados na rede e uma nova definição de quem os alimenta: blogueira(o). O papel do blogueiro(a) é o mesmo da função de jornalista? É verdade que há jornalistas que são blogueiros, mas o inverso nem sempre acontece. Os blogueiros/jornalistas que abordam o tema da moda podem percorrer um universo rico de desfiles, lançamentos, produtos, festas, viagens, sapatos, roupas, makeup, transmitidos por vídeos, entrevistas, fotos do Instagram, e textos curtos com uma linguagem fácil aos leitores e seguidores. Os que ganham destaque na blogosfera, devido a diversos comentários dos leitores veem como possibilidade escrever um livro.

Afinal, o blogueiro é jornalista? Com tudo que discutimos até agora, os jornalistas optam cada vez mais pelos blogs, com o intuito de um jornalismo colaborativo e participativo que vai contra a hegemonia dos mass medias. Por outro lado, blogueiros que almejam se aperfeiçoar na área da comunicação – pois existem blogueiros formados em outras áreas – tornam-se jornalistas, ora por que não?

******

Elisiany Leite é jornalista

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem