Terça-feira, 22 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº987
Menu

E-NOTíCIAS > PLANETA DIGITAL

Mundo comemora os 25 anos da web

Por ‘OG’ em 18/03/2014 na edição 790
Reproduzido do Globo.com, 12/3/2014; intertítulo do OI

O inventor daweb, Tim Berners-Lee, conclama os internautas a enviarem votos de aniversário da World WideWeb por meio da hashtag #web25 e a participarem do evento de perguntas e resposta AMA (Ask Me Anything) do site Reddit na quarta-feira, dia 12 de março, às 20h Zulu (17h pelo horário de Brasília). O link para participar é http://goo.gl/kd6g1P

Internautas de todas as partes do globo se uniram a Berners-Lee na terça-feira para desejar à rede World Wide Web um feliz aniversário e algumas saudações usando a hashtag foram selecionadas para serem postadas no site oficial de aniversário.

Berners-Lee, a World Wide Web Foundation e o World Wide Web Consortium convocaram as pessoas para participarem e agirem para proteger e aperfeiçoar a web aberta em 2014. O W3C reunirá especialistas em um simpósio sobre o futuro da web em outubro (w3.org/20), enquanto que a Web Foundation é a ponta de lança do movimento Web We Want (webwewant.org), uma campanha global para garantir a proteção legal dos direitos de usuários da web em todo e qualquer país.

“Os bilhões de usuários da web são o que faz desta rede a maravilha que ela é. Espero que muitos entre eles comemorem hoje, junto comigo, este importante marco histórico. Também espero que este aniversário inicie um diálogo global sobre a necessidade de defendermos os princípios que tornaram a web tão bem sucedida e de liberarmos o potencial ainda não totalmente explorado da web. Creio que podemos montar uma web realmente para todos: acessível a todos, a partir de qualquer aparelho ou dispositivo, e capaz de potencializar-nos a todos para garantir nossa dignidade, nossos direitos e nosso potencial como seres humanos. Diga-nos o que você sonha para a web através da #web25”, comentou Berners-Lee, relembrando seu tweet durante as Olimpíadas de 2012, “This is for Everyone”.

“Jardins murados muito menos férteis”

A web transformou a sociedade em muito pouco tempo. No entanto, ainda restam muitos desafios à nossa frente, como por exemplo, como conectar as três de cada cinco pessoas do mundo inteiro que ainda não estão online? Quais soluções novas e inclusivas existem para evitar uma web fragmentada?

Além disso, o criador da web lembra que nossa capacidade de nos fazer ouvir e de nos organizarmos coletivamente online está em risco devido à censura e vigilância, de tal modo que qualquer pessoa online sofre a ameaça do crime cibernético. Como se poderá atender à demanda de liberdade, privacidade e segurança online?

No mundo inteiro, menos de 10% dos principais bancos de dados governamentais estão livres para serem reutilizados online, o que limita drasticamente a inovação impulsionada pela web. Como será possível desbloquear a força dos dados livres?

A Plataforma Aberta da web tem que ser capaz de expandir-se para atender às demandas da indústria através de muitos dispositivos conectados. Como a comunidade conseguirá lidar com os desafios gerados por tal diversidade?

Berners-Lee questiona também de que maneira será possível promover um ecossistema vigoroso de inovação a longo prazo, em vez de “jardins murados muito menos férteis”?

“Entrem na Campanha Web We Want (webwewant.org), co-organizada pela Web Foundation, e participem de eventos e atividades em seu país ou comunidade para defender os direitos dos usuários na web e à web. E participem e assistam ao streaming ao vivo do Simpósio do 20º Aniversário do W3C no dia 29 de outubro, em Santa Clara, Califórnia, patrocinado pela Intel”, convida Berners-Lee.

Mais informações podem ser obtidas nos sites webat25.org, webfoundation.orge w3.org.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem