Sábado, 22 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

E-NOTíCIAS > JORNALISMO OPEN SOURCE

A reportagem aberta

Por André Deak em 22/04/2008 na edição 482

Rafael Evangelista apresentou no último dia do Fórum Internacional Software Livre (FISL) a proposta do Jornalismo Open Source. É um paralelo à programação de código aberto – conhecida como software livre, ou open source – onde as linhas de código do programa são abertas e permitem que qualquer um que conheça a linguagem modifique o programa.

No caso do jornalismo, a proposta é que todas as fontes usadas para redigir a reportagem estejam abertas, disponíveis, permitindo inclusive novas reportagens a partir das mesmas fontes.

Seria algo mais ou menos assim: para escrever uma reportagem, o repórter faz cinco entrevistas, tira 20 fotos e lê uns 15 textos. No final, sai um texto de duas laudas onde entraram apenas 3 entrevistas e uma foto. A diferença é que estaria disponível para o leitor a íntegra de todas as cinco entrevistas (em texto ou áudio, ou os dois), as 20 fotos e os 15 textos originais.

Leituras diversas

Assim, pode-se reconstruir todo o processo de criação da reportagem, mostrando inclusive o viés editorial pelo qual o repórter optou na hora de construir seu texto. Mais: permite que o leitor se aproprie do processo e modifique a reportagem – ou construa outra, com base no material original.

Diz Evangelista:

‘No software livre, todo o código-fonte é compilado de acordo com uma arquitetura. No processo jornalístico também funciona a compilação. Lê-se as fontes e depois gera um texto – como uma versão executável de um programa. A leitura das fontes não é unívoca. O jornalista destaca o que prefere. Se você faz uma abertura das fontes, permite que outras pessoas recompilem outros textos. Fatos iguais podem ter leituras diferentes a partir de quem os lê.’

Seguindo a sugestão, vai aqui, em áudio, a íntegra do que ele disse, transformando isso num post-jornalístico-open-source.

******

Jornalista multimídia; www.andredeak.com.br

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem