Sábado, 21 de Outubro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº962

E-NOTíCIAS > WEBSAPIENS

A onda da censura burra

Por João S. Magalhães em 09/10/2007 na edição 454

O site colaborativo de notícias WebSapiens, que estreou faz pouco tempo, já aderiu à onda da censura sem aviso prévio. Na minha opinião, da censura burra, que, por sinal, invalida o nome do site em questão.

Fiquei perplexo quando fui lá na segunda-feira fazer uma publicação e recebi o aviso, curto e grosso: ‘Sua conta foi suspensa’. Por quê? Nenhuma explicação. Falta de pagamento não é, porque o registro é gratuito.

Também não quero saber a razão, uma vez que estou com a consciência tranqüila. Não cometi qualquer abuso, meus últimos posts são de um pureza virginiana. A não ser que meu blog seja mesmo, como martelou certa vez um blogueiro, ‘uma porcaria e tudo o que você escreve não presta’.

Acho que daqui para frente é melhor colocar em sites do gênero receitas de doces e salgadinhos, como o fazia o Jornal da Tarde, de São Paulo, na época do regime militar. Para não ser fichado e preso pelo DOPS que, parece, está renascendo na web.

O que é público

Quem esteve nos porões do DOPS – eu estive – sabe que lá o bicho pegava feio. Quem foi chutado covardemente por seis PMs na Baixada Fluminense, no Rio – e eu fui –, me entende.

Está na hora de os blogueiros (os que se amam e os que se odeiam) dar um chega-pra-lá nos sites que arbitrariamente batem as portas em suas caras, sem ao menos apresentar justificativas, digamos, como esta: ‘Olha você falou mal do presidente Lula, esculhambou com as novelas da Globo e mostrou imagem de mulher nua em seu blog. Por isso, foi banido’.

Ao que eu responderia, sem vacilar: o presidente Lula, a Globo e mulher que posa nua em revista são coisas públicas e o que é público, público é.

Para o chuveiro

Com WebSapiens ou sem ele, com o AdSense ou sem ele, com audiência ou não, meu blog vai continuar. Agora por pirraça.

Fico apostando qual será o próximo clone brasileiro do Digg a copiar o veredicto do WebSapiens, bom exemplo da santa inquisição online. Pelo visto, deve ser o LinkTo (site que está na minha lista branca, junto como o diHITT e o Linkk) que proíbe colocar a palavra ‘nu’ em títulos. Inacreditável!

Desse jeito não vamos poder usar o termo ‘banho’ porque tem relação com ‘nu’. Eu pelo menos, para entrar chuveiro, tiro a roupa.

Mas não vou me dar por vencido. Nem que eu dê uma de João Batista e fique clamando no deserto.

******

Jornalista, São Paulo, SP; http://www.reporternet.jor.br

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem