Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Ameaças a jornalistas pelo Twitter cada vez mais frequentes

Luis Carlos Díaz, jornalista crítico ao governo de Hugo Chávez, recebeu ameaças por meio de seu perfil no Twitter e de seu celular, noticia Natalia Mazotte [Knight Center for Journalism in the Americas, 1/12/11]. Díaz é coordenador de comunicação do Centro Gumilla, uma entidade de investigação e ação social de Caracas, e as mensagens em sua conta do Twitter diziam “está marcado” e “gostou da surpresinha?”, segundo o Instituto Imprensa e Sociedade (IPYS, na sigla em espanhol).

Os tuítes vieram da conta “VTV Periodistas”, supostamente ligada a um grupo de jornalistas de um canal de TV estatal, e que foi desativada após denúncias de spam feitas pelos usuários da rede social. Pouco tempo depois, Díaz recebeu uma ligação em seu celular na qual foi insultado. Segundo ele, a voz no telefone é a mesma da ligação feita com ameaças a outra jornalista venezuelana em setembro deste ano.

Os ataques e ameaças digitais a jornalistas por motivações políticas na Venezuela têm se tornado um problema cada vez mais frequente. No segundo semestre de 2011, três jornalistas críticos ao governo tiveram suas contas no Twitter hackeadas. Um grupo identificado como N33 assumiu ter roubado as senhas de perfis no Twitter e contas de e-mail de pelo menos 12 oposicionistas ao presidente Hugo Chávez, e declarou ter agido por conta própria, sem participação do governo.