Sábado, 21 de Outubro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº962

E-NOTíCIAS > CONTEÚDO ONLINE

AP processa empresa por uso impróprio de material

12/10/2007 na edição 454

A Associated Press está processando a Moreover Tecnologies, empresa que agrega e distribui notícias online, e sua proprietária, a VeriSign, por uso impróprio de manchetes, matérias e fotos da agência, que são protegidas por direitos autorais. A ação exige um fim à prática e indenização. Segundo a defesa, o próprio material promocional da Moreover diz que é possível ‘colher’ notícias da AP e de milhares de outras fontes ‘em dois minutos’, noticia Anick Jesdanun [AP, 9/10/07].


Tom Curley, presidente e executivo-chefe da AP, disse em declaração que a agência gasta milhões de dólares anualmente para fornecer ‘cobertura original que não pode ser obtida em outro lugar’. ‘Quando alguém usa nosso conteúdo sem permissão, está pegando carona na nossa equipe de apuração e reportagem’, acusou.


A agência informou ainda que descobriu a extensão das práticas da Moreover enquanto negociava com a própria sobre serviços de administração de conteúdo para seus membros. A VeriSign, que comprou a Moreover em 2005, fornece também segurança na rede e serviços de administração de tráfego online. Primeiro, a AP enviou avisos legais, exigindo que a empresa parasse de usar conteúdo sem permissão. Como isto não ocorreu, a organização optou por abrir uma ação legal. A AP ainda acusa a Moreover de infringir a marca da agência, ao se referir a ela como fonte de informação.


Casos anteriores


Em agosto, a empresa de pesquisa de mercado Knowledge Networks concordou em pagar US$ 300 mil para pôr fim às reclamações de uso impróprio de distribuição de artigos da AP, UPI e Reed Elsevier PLC. No ano passado, sem entrar na justiça, a AP negociou com o Google o uso de material da agência no seu serviço de ferramenta de busca de notícias.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem