Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº975

E-NOTíCIAS > TECNOLOGIA & MARKETING

Aplicações e formas de mídia digital

Por Avelino Querido em 10/11/2009 na edição 563

A cada dia que passa a comunicação fica mais digital… Esta é a constatação que temos quando olhamos ao nosso redor e encontramos informações nos mais diversos locais e das mais diversas formas.

A forma que mais cresce atualmente é a mídia digital, nome desta nova modalidade de comunicação que veio para ficar e proliferar rapidamente como alternativa aos outdoors que poluíam as grandes cidades. Esta tecnologia está sendo utilizada para atingir os consumidores quando estes estão fora de seus domicílios. Ela também pode ser chamada de Midia Digital, Midia OOH (Out Of Home), Sinalização Digital, Merchandising Eletrônico, Midia Eletrônica, Digital Signage etc.

Basicamente, todos os sistemas de mídia digital precisam de uma tela (monitor de LCD/Plasma ou de telas de projeção, que podem ser de vários tamanhos) de um player ou CPU e dos conteúdos informativos e publicitários.

As aplicações mais comuns consistem em telas informativas onde os conteúdos são exibidos em looping e podem trazer também informações de utilidade pública, como previsão do tempo, cotações, notícias, dicas de lazer, esporte e cultura, entre outros temas.

Os consumidores já conseguem perceber as aplicações de mídia digital em inúmeros locais, como, por exemplo, nas academias de ginástica, padarias, farmácias, consultórios, lojas de conveniência, lojas de material de construção, cafeterias, lanchonetes, restaurantes, pet shops, shopping centers, ônibus, táxis, elevadores e TVs corporativas.

Ecologia e sustentabilidade

A eficiência desta ferramenta de marketing ainda é alvo de estudos que estão sendo realizados em todo o mundo. Já foram divulgadas várias pesquisas que apontam para crescimento de vendas de até 230% em algumas categorias.

O fator marcante é a ‘construção de marcas’ que também pode ser agilizada com a utilização do Digital Signage, quando os shoppers são expostos aos impactos proporcionados pelas telas, dentro ou fora dos pontos-de-venda.

Como normalmente os conteúdos obedecem a uma grade de programação que fica em looping – que varia de acordo com cada tipo de rede de mídia digital –, as chances de um shopper ser impactado várias vezes pela mesma marca ou produto é muito grande, contribuindo de forma irrefutável para marcar presença no share of mind dos shoppers.

Estas novas tecnologias também agregam o aspecto ecológico e de sustentabilidade, pois substituem os antigos cartazes, outdoors e banners de PDV, que eram feitos com papel e plástico, e que, após a utilização, eram literalmente descartados.

Informações úteis

Nesta nova era de comunicação digital, além da rapidez de substituição das mensagens, economiza-se tempo e dinheiro, pois tudo é feito de forma virtual, com direito a movimento das imagens, efeitos digitais e som, quando necessário.

E em função das imagens serem dinâmicas (com movimento) e com brilho, são facilmente percebidas pelo sentido da visão dos consumidores que acabam passando mais tempo em frente à tela, prestando atenção no conteúdo. Mas para que a atenção dos consumidores seja arrebatada, esse conteúdo deve ser de alta qualidade, observando também o tamanho das letras, tempo de leitura, contraste de cores e relevância para o público-alvo.

Outro fator importante para o sucesso da mídia digital é o posicionamento. As telas devem ser instaladas sempre em locais de grande visibilidade e de preferência na altura dos olhos dos consumidores.

A mídia digital vai ser cada vez mais importante para todos, pois ela sempre trará muitas informações úteis, conhecimento, entretenimento e cultura e, certamente, fará parte do cotidiano desta e das próximas gerações.

Viva a era da mídia digital!

******

Diretor comercial da Droidigital Mídia

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem