Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Bloco europeu investiga regras de privacidade

Uma comissão independente da União Européia que monitora questões de proteção de dados abriu uma investigação para determinar se o Google respeita as regras de privacidade do bloco. Segundo Pietro Petrucci, porta-voz da UE, a comissão de 28 membros quer que o sistema de pesquisa na internet, com sede nos EUA, responda a questões sobre sua prática de armazenar e preservar informações de usuários por até dois anos. ‘Este grupo enviou uma carta ao Google onde levanta algumas questões’, afirmou Petrucci, ressaltando que o Comissário de Justiça da UE, Franco Frattini, apóia a investigação.

De acordo com Peter Fleischer, conselheiro de privacidade global do Google, a companhia se empenha para proteger dados pessoais obtidos de usuários de sua ferramenta de busca. ‘Nós acreditamos que respeitar a privacidade dos usuários é uma parte importante de nosso compromisso, ao mesmo tempo em que equilibramos isso com outros fatores também importantes, como manter a segurança e prevenir fraudes e abusos’, ressaltou, completando que o Google está interessado em estabelecer um ‘diálogo construtivo’ com a UE. A empresa se comprometeu a responder às dúvidas da comissão antes de sua próxima reunião, marcada para o fim de junho.

Exigências

Entre as questões da UE estão se o Google se adequou a todas as exigências das regras de proteção de dados do bloco, geralmente mais rígidas do que as dos EUA, e de que forma a companhia americana conserva as informações dos usuários. Fleischer afirmou que o Google precisa registrar detalhes das pesquisas dos internautas por motivos de segurança, para evitar que hackers penetrem no sistema de busca. Mas ele completou que recentemente a empresa tomou medidas para aumentar a privacidade dos usuários.

A ação da UE segue medida similar tomada recentemente nos EUA, onde um grupo em defesa dos direitos dos consumidores pediu que a Federal Trade Commission investigasse as proteções de privacidade do Google depois que a empresa fez proposta de compra para a companhia de publicidade online DoubleClick. Informações de Constant Brand [AP, 25/5/07].