Domingo, 15 de Setembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1054
Menu

E-NOTíCIAS >

Blogs agem mais rápido que o governo

Por Carlos Castilho em 06/09/2005 na edição 345

Os blogs americanos de todos os tipos mostraram que, pelo menos na tragédia do furacão Katrina em Nova Orleans, a solidariedade online foi muito mais efetiva e rápida do que o governo do presidente George W. Bush

As primeiras redes de auto-ajuda começaram a se formar já na quarta-feira (31/8), quando os blogueiros se deram conta de que algo muito sério estava acontecendo com seus colegas da área de Nova Orleans, pois 80% deles emudeceram repentinamente.

Nem no caso do tsumani asiático houve um colapso tão grande nas comunicações via telefone celular, numa área específica.

A impressionante agilidade demonstrada pelas mais diversas organizações mostrou como ações promovidas por grupos menores e identificados com as bases de uma comunidade conseguem aquilo que a mastodôntica burocracia estatal leva dias para movimentar.

Um caso que merece ser mencionado é o do site CraigList, um megaclassificado de busca e oferta de empregos, que em menos de um dia mudou a sua estrutura para apoiar as vítimas da inundação em Nova Orleans. O Craig List passou a ser a principal referência para pessoas procurando pessoas desaparecidas, enquanto o site MoveOn, normalmente especializado na organização de reuniões políticas, criou rapidamente um site para ajudar as pessoas a encontrar abrigo e casas para dormir.

Governo atropelado

Enquanto isso o governo americano batia cabeça numa lamentável demonstração de despreparo e amadorismo num desastre de proporções bíblicas e organizações internacionais como a Cruz Vermelha adotavam posturas burocráticas como a de só aceitar donativos em dinheiro, conforme revelou publicação online Wired News.

Até mesmo os sites universitários foram mais rápidos do que as autoridades da Federal Emergency Menagement Agency (FEMA), entidade equivalente à nossa Defesa Civil. A revista Online Journalism Review, da Universidade do Sul da Califórnia, criou, já no dia primeiro de setembro, uma página especial para monitorar a cobertura da imprensa americana sobre o drama de Nova Orleans.

E a rede de televisão NBC instruiu todos os seus repórteres e ancoras para participarem do blog do principal noticiário da emissora para tranqüilizar os moradores em áreas atingidas pela inundação, prevista com dias de antecedência pela imprensa mas ignorada pelo presidente George W. Bush, até o momento em que a tragédia ameaçou atropelar o governo americano. [Postado às 20h01 de 3/9/2005]

******

Editor do Código Aberto

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem