Sábado, 18 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

E-NOTíCIAS > COMUNICAÇÃO & INFORMAÇÃO

Brasil cai em ranking de TI

10/04/2006 na edição 376

Pelo terceiro ano seguido o Brasil caiu no Networked Readiness Index (NRI), ranking que mede a adoção e o impacto das tecnologias de comunicação e informação nas economias de 115 países. O país está agora na 52ª posição. Nos dois anos anteriores ocupou, respectivamente, o 46º e o 39º lugares.

O índice faz parte do relatório The Global Information Technology Report, divulgado no fim de março e que é publicado há cinco anos pelo Fórum Econômico Mundial.

O NRI mede a propensão dos países em alavancar desenvolvimento e competitividade por meio das tecnologias de comunicação e informação. O índice considera três abordagens principais: a macroeconomia do país; a infra-estrutura e os marcos regulatórios para as tecnologias da informação crescerem; e o acesso dos setores governamental e privado e da própria população às tecnologias de comunicação e informação. Na terceira abordagem, o uso das mais recentes inovações tecnológicas pelos três setores também foi considerado.

Na América Latina, outros dois países considerados líderes da região pelo relatório, Chile e México, subiram no período 2005-2006, chegando, respectivamente, ao 29º e 55º postos. El Salvador (que subiu 11 postos), Colômbia (4) e Argentina (5) também melhoraram de lugar. Além do Brasil, tiveram quedas significativas no ranking a Costa Rica (8 posições) e a Guatemala (10).

Em termos globais, os Estados Unidos voltaram para o topo da lista, depois de ocupar o quinto lugar no período anterior. Uma das grandes evoluções em termos regionais foi registrada entre os países asiáticos. Taiwan, Hong Kong, Coréia do Sul e Japão estão agora em 7º, 11º, 14º e 16º lugares.

A Índia manteve-se em 40º, enquanto a China caiu nove pontos e está agora em 50º, bastante próximo do Brasil. Os três melhores países africanos no ranking são Tunísia (36º), África do Sul (37º) e Mauritânia (45º).

A lista dos dez primeiros países do NRI é formada por Estados Unidos, Cingapura, Dinamarca, Islândia, Finlândia, Canadá, Tailândia, Suécia, Suíça e Reino Unido.

Mais informações no The Global Information Technology Report.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem