Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

E-NOTíCIAS > REDE MUNDIAL

Brasileiros na diretoria do Icann

28/12/2004 na edição 309

A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (Icann), organização responsável pelo gerenciamento dos aspectos políticos e técnicos envolvidos com a administração da internet em todo o mundo, acaba de eleger um brasileiro para o seu conselho de diretores.

O engenheiro Demi Getschko, assessor da presidência da Fapesp e diretor de tecnologia da Agência Estado, foi escolhido para ser um dos 15 conselheiros da Icann. Ele entra junto com o neozelandês Peter Dengate Thrush, que representa a Ásia e o Pacífico.

Pela primeira vez na história da Icann, dois brasileiros integrarão o conselho da entidade. A engenheira Vanda Scartezini, ex-Secretária de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), assumiu em outubro, no lugar de Ivan de Moura Campos.

Getschko já fazia parte do Conselho da Organização de Suporte a Nomes Genéricos (GNSO), um dos principais braços da Icann. O novo diretor da organização é professor de Computação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Graduou-se pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, onde também fez mestrado e doutorado. Foi gerente de informática da Fapesp entre 1985 e 1996 e vice-presidente de tecnologia do portal iG, de 2000 a 2001.

Criada em 1988, a Icann é responsável por gerenciar os nomes de domínio e endereços de Protocolos da Internet (IP) em todo o mundo. A organização sem fins lucrativos cuida de diversos detalhes para assegurar o funcionamento estável da internet, como a administração dos códigos de países e do sistema de servidores-raiz que sustentam a rede mundial.

A Icann é dirigida por um conselho de diretores de várias nacionalidades e se dedica a preservar a estabilidade operacional da internet, a promover a concorrência, a obter uma ampla participação das comunidades globais na rede e a elaborar políticas adequadas à sua missão.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem