Tuesday, 19 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1279

Campanha propõe reflexão sobre exposição midiática

Um grupo chamado ‘Democracia na Televisão’ está fazendo campanha para que a mídia francesa passe o dia 30/11 sem mencionar o presidente Nicolas Sarkozy, noticia a Reuters [11/9/07]. ‘Quebre seus hábitos por 24 horas e ajude os franceses a se ‘desintoxicarem’ da ‘Sarkozite’’, ironizou.


A organização, criada pelo sociólogo Pierre Boutin, escolheu a data para coincidir com o primeiro aniversário do lançamento da candidatura de Sarkozy à presidência. ‘Nenhuma imagem, som, ou frase sobre Nicolas Sarkozy deve aparecer na mídia neste dia. Nenhum elogio, crítica ou comentário’, pediu o grupo em comunicado à imprensa.


Desde sua vitória, em maio, o líder francês dominou o espaço midiático no país – a imprensa não o poupou nem em suas férias, passadas nos EUA. Segundo Boutin, a iniciativa tem como objetivo propor um dia para a reflexão sobre a superexposição do presidente na mídia.