Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº954

E-NOTíCIAS > HONG KONG

Candidatos em debate inédito na TV

06/03/2007 na edição 423

Hong Kong teve na quinta-feira (1/3) da semana passada um gostinho da democracia com um debate inédito na TV entre dois candidatos à chefia do Executivo. Eventos políticos são estritamente controlados e o debate aberto é culturalmente evitado em Hong Kong, mas, surpreendentemente, Donald Tsang, que tem o apoio da China, e seu rival pró-democracia, Alan Leong, enfrentaram-se diante das câmeras durante 90 minutos, com direito a muitos ataques pessoais. ‘Tsang não conhece a realidade’, acusou Leong. ‘Você não vai querer que uma cidade seja administrada por Alan’, rebateu o concorrente.

As perguntas do debate foram selecionadas por representantes da Comissão Eleitoral, que escolherá o novo líder no dia 25/3, e do público – 3.400 telespectadores enviaram e-mails à emissora. Os temas mais abordados foram economia e a tão prometida mudança para a total democracia.

Quando Hong Kong era colônia britânica, os líderes eram escolhidos pela monarquia da Inglaterra. Depois de passar para a administração chinesa, em 1997, eles começaram a ser escolhidos pelo Comitê Eleitoral, de 800 membros. Para entrar na disputa eleitoral, é necessário no mínimo 100 votos do comitê. Leong é o primeiro candidato pró-democracia a receber nomeações suficientes para concorrer, tendo em vista que Pequim exerce influência sobre a maioria dos membros do colégio eleitoral. Informações da AFP [1/2/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem