Thursday, 28 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

CNN encerra longa parceria com a Reuters

A rede de TV americana CNN anunciou na quinta-feira (30/8) o fim de uma parceria de 27 anos com a agência de notícias Reuters. A emissora de notícias a cabo, que pertence à Time Warner, maior companhia de mídia do mundo, afirmou em um memorando interno que pretende, com a medida, cortar custos e investir em apuração própria.


‘[A decisão] é sobre nós, não está relacionada à Reuters. É sobre propriedade de conteúdo. Tudo está mudando e ter seu próprio conteúdo se tornou uma questão importante’, afirmou o porta-voz da CNN, Nigel Pritchard. Para reduzir a dependência em material de agência, a rede não usará mais textos, fotografias e conteúdo de vídeo da Reuters.


Novas mídias


Diante do desafio de conquistar a atenção das novas gerações em um mundo multimídia, onde notícias podem ser acessadas de computadores ou telefones celulares, organizações como a CNN têm se preocupado em inovar seus serviços. Contratos com ‘fornecedores’ de notícias como a Reuters costumam limitar o acesso dos veículos de comunicação aos materiais informativos – há restrições de período de uso, entre outras.


‘Para melhorar a posição da CNN no mercado de conteúdo e administrar os crescentes custos associados a materiais comprados, estamos fazendo investimentos significativos em nossa apuração de notícias, ao mesmo tempo em que tentamos reduzir nossa dependência em material de agência’, resume Tony Maddox, vice-presidente executivo da CNN International. ‘É um passo em direção ao controle de nosso conteúdo editorial, da qualidade dos serviços prestados pela CNN e de nosso crescimento e sucesso na Era Digital’. Mesmo com todo o discurso, a rede continuará a usar material da agência Associated Press, que compete com a Reuters, e de seu braço televisivo, a Associated Press Television News. Informações de Kenneth Li [Reuters, 30/8/07].