Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

E-NOTíCIAS > ANIVERSÁRIO DO ORKUT

Comunidades para todos os gostos

Por Gabriel Perissé em 06/02/2007 na edição 419

Há três anos surgiu o Orkut. Quem o utiliza com freqüência sabe que vez por outra ‘engasga’, mas em geral é um espaço ágil, no qual realmente é possível conhecer pessoas que compartilham interesses, idéias, hábitos. E com as quais também podemos discordar o tempo inteiro.

Comunidades para todos os gostos e desgostos, ideologias e idiossincrasias. Uma pessoa pode ingressar em centenas e jamais enviar opinião alguma. Poderá abandonar uma comunidade e possivelmente ninguém notará seu desligamento. E aqueles que se tornaram dependentes da coisa e um dia cometem ‘orkuticídio’ sentem-se de volta à vida.

Digite ‘Observatório da Imprensa’ na busca de comunidades e encontrará uma com esse título, fundada em 27 de julho de 2005. Tinha 441 membros no momento em que acessei. O jornalista Luciano Trigo pertence a essa comunidade. Localizei no grupo uma ex-aluna. Há inúmeros tópicos, mas não tenho tempo para pesquisá-los.

Exemplo vivo

Outra comunidade: ‘A MÍDIA acha que sou IDIOTA!‘ tem mais de 15 mil membros. Escolho um tópico ao acaso: pergunta-se que programa de TV deve ser banido. Essa pergunta foi feita em agosto de 2005. De lá para cá, foram mais de 300 postagens, com todo tipo de sugestões: João Kleber, Gugu, Luciana Gimenez, Jornal Nacional, Cidade Alerta, Faustão, Zorra Total, Big Brother… Pensei em dar minha opinião. Hoje não, outra hora.

Vou clicando. Descubro outra comunidade: ‘Eu VOU ser jornalista‘. Num de seus tópicos, os membros revelam no lugar de quem gostariam de trabalhar na TV. Uma moça quer ser Patrícia Maldonado. Um paranaense pretende substituir Pedro Bial ou William Bonner. Outro rapaz sonha ser Arnaldo Jabor…

Mais uma: ‘Anti Mídia‘. Descrição: ‘Protesto e subversão à cultura inútil são as armas que temos para combater a proliferação da mídia de massa. Ela quer te convencer. Eu e você estamos aqui para dizer não!’ Possui 557 membros que usam a mídia da internet para combater a mídia. Um anônimo lançou seu protesto em dezembro de 2004:

‘a midia determina td sobre nós, naum apenas roupas, cabelo e visual, mas nossas cabeças também… a midia nos torna idiotas por naum termos a capacidade simples de pensar sozinhos… pois ela determina tudo e quase todos tentam seguir ela para obter um modelo de perfeiçao…’

De fato, ele chega a ser um exemplo vivo do seu próprio alerta…

Feliz aniversário, sr. Orkut!

******

Doutor em Educação pela USP e escritor; www.perisse.com.br

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem