Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Comunique-se

‘Mais um escândalo na imprensa americana: o jornal USA Today denunciou que seu ex-repórter internacional Jack Kelley inventou informações, plagiou outras publicações e mentiu em discursos representando o diário.

Kelley, de 43 anos, foi demitido em janeiro depois de admitir que tinha tentado enganar os editores que investigavam as supostas irregularidades cometidas em seu trabalho, mas continua defendendo a integridade de seus reportagens.

‘Nunca inventei ou plagiei nada’, disse Kelley.

No entanto, uma equipe de antigos companheiros que analisou durante sete semanas mais de 700 artigos seus escritos nos últimos dez anos não pensa o mesmo.

Segundo o jornal, Kelley, por exemplo, usou a foto de uma empregada cubana de um hotel para provar a autenticidade de um artigo que ‘inventou’ sobre uma mulher que morreu quando tentava sair de Cuba em uma embarcação.

Um jornalista do ‘USA Today’ localizou a mulher e ela negou ter deixado a ilha por mar.

Kelley também inventou partes de um de seus principais trabalhos exclusivos, uma crônica como testemunha de um atentado suicida que o tornou finalista do Prêmio Pulitzer, o mais prestigioso do jornalismo nos Estados Unidos. Segundo o jornal, é impossível que Kelley tenha visto o terrorista.

Além disso, o jornal diz ter provas que contradizem seu relato de que passou uma noite com terroristas egípcios em 1997, de que presenciou um estudante paquistanês ameaçar atacar a Torre Sears de Chicago em 2001 e de que entrevistou a filha de um general iraquiano em 2003.

Desde abril do ano passado, o trabalho dos jornalistas passoua ser alvo de maior escrutínio, depois que o jornal New York Times revelou que um repórter seu, Jayson Blair, de 27 anos, falsificou grande parte de seus artigos.

O escândalo forçou a demissão de Blair, do diretor-executivo do jornal, Howell Raines, e do diretor de redação, Gernald Boyd.

Ao contrário de Kelley, Blair reconheceu em um livro lançado no último dia 6 de março que cometeu plágios.

‘Mentia e mentia, e depois mentia um pouco mais. Mentia sobre onde tinha estado, onde tinha encontrado a informação, e sobre como tinha escrito cada história’, reconheceu Blair no livro. (c) Agencia EFE’



O Estado de S. Paulo

‘‘USA Today’ admite fraudes de correspondente internacional’, copyright O Estado de S. Paulo, 20/03/04

‘O jornal USA Today disse ontem ter descoberto fortes evidências de que seu ex-correspondente internacional Jack Kelley fabricou fatos em pelo menos oito grandes reportagens. ‘Como instituição, falhamos com nossos leitores ao não reconhecer os problemas de Jack Kelley. Por isso, peço desculpas’, disse o publisher do diário, Craig Moon.

Segundo os editores que investigaram o trabalho do jornalista, Kelley ‘roubou’ aspas e informações de outras publicações, mentiu em palestras que deu em nome do USA Today e conspirou para dificultar a investigação sobre seu trabalho.

Em 2000, segundo o jornal, ele publicou um texto e uma foto com a história de uma cubana que teria morrido tentando fugir do país pelo mar. Só que ela nunca tentou fugir e foi localizada viva por um outro repórter do jornal no mês passado.

Outras matérias contestadas incluem o relato de uma noite com terroristas egípcios, uma entrevista com a filha de um general iraquiano e uma busca em alta velocidade ao terrorista Osama bin Laden.

Kelley, de 43 anos, pediu demissão em janeiro depois de admitir que conspirou com um tradutor para enganar os editores que investigavam seu trabalho. O caso já havia vindo a público, mas só agora o jornal admitiu a falha. Kelley disse que nunca fabricou ou plagiou fatos. Em 21 anos de carreira no jornal, ele foi indicado cinco vezes para o Prêmio Pulitzer, o mais importante do jornalismo. (Associated Press)’



Folha de S. Paulo

‘‘USA Today’ pede desculpas por fraudes’, copyright Folha de S. Paulo, 20/03/04

‘O jornal americano ‘USA Today’ anunciou ontem que uma investigação sobre o trabalho de um de seus mais destacados repórteres, Jack Kelley, encontrou fortes indicações de que o jornalista inventou grande parte das informações publicadas em pelo menos oito matérias.

‘Como instituição, desapontamos nossos leitores por não reconhecer os problemas de Kelley. Peço desculpas por isso’, disse o publisher Craig Moon.

Depois de passar sete semanas examinando as reportagens de Kelley, uma equipe de jornalistas concluiu que o ex-correspondente no exterior copiou declarações e informações publicadas em outros veículos, mentiu em discursos feitos em nome do ‘USA Today’ e tentou enganar os investigadores de suas atividades.

Kelley, 43, que pediu demissão em janeiro depois de admitir ter tentado enganar os editores que verificavam a veracidade de informações de suas reportagens, afirma que jamais inventou dados ou plagiou outros autores. ‘Sinto que estão fazendo uma armação contra mim’, disse anteontem a editores do jornal. Em sua carreira de 21 anos, toda feita no ‘USA Today’, Kelley foi cinco vezes indicado ao prêmio Pulitzer.

Caso semelhante em 2003, envolvendo o jornalista Jayson Blair, provocou a demissão do editor-executivo e do secretário de Redação do ‘New York Times’. No mês passado, também como reflexo do caso Blair, o ‘Washington Post’ alterou suas normas para o uso de fontes anônimas.’



O Globo

‘USA Today’ acusa repórter de falsificar artigos’, copyright O Globo, 20/03/04

‘O jornal ‘USA Today’ acusou ontem o repórter Jack Kelley, ex-correspondente internacional considerado uma das estrelas de sua equipe, de ter inventado informações e plagiado outras publicações, num caso que reacende a polêmica sobre a credibilidade dos jornalistas deflagrada pelo escândalo que atingiu o ‘New York Times’ em maio de 2003.

De acordo com o ‘USA Today’, o repórter falsificou importantes artigos, acrescentou detalhes superdimensionados e usou parte de outras notas sem citar suas fontes. Kelley, de 43 anos, demitido em janeiro depois de admitir ter tentado enganar os editores que investigavam irregularidades em seu trabalho, nega as acusações.

– Nunca inventei ou plagiei coisa alguma – disse Kelley.

O grupo encarregado de analisar, durante sete semanas, cerca de 720 reportagens escritas por Kelley nos últimos dez anos, discorda. Segundo o ‘USA Today’, o correspondente teria inventado parte de uma de suas maiores reportagens exclusivas: uma crônica como testemunha de um atentado suicida que o levou a ser um dos finalistas do Pulitzer, o mais prestigioso prêmio dedicado ao jornalismo nos Estados Unidos . De acordo com o jornal, teria sido impossível Kelley ter visto o tal terrorista.

Além disso, a equipe do ‘USA Today’ garante haver provas que contradizem diversos relatos de Kelley, que como o de que teria passado uma noite com terroristas egípcios em 1997 e entrevistado a filha de um general iraquiano em 2003.

‘A conduta de Kelley representa uma traição triste e vergonhosa à confiança do público’, declarou o grupo encarregado das investigações.

Kelley passou toda a sua carreira jornalística, de 21 anos, no ‘USA Today’.

Desde maio de 2003, a credibilidade dos jornalistas tem sido alvo de suspeitas depois que o ‘New York Times’ revelou que um de seus repórteres, Jayson Blair, de 27 anos, inventou grande parte de seus artigos, causando uma das maiores crises da história do jornal.’