Terça-feira, 20 de Novembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1013
Menu

E-NOTíCIAS >

Debates sobre mídia e educação

26/08/2008 na edição 500

A MultiRio, produtora de mídias da Prefeitura do Rio de Janeiro, realiza entre 27 e 29 de agosto a quarta edição do Encontro Internacional Rio Mídia. Com o tema Mídia e Educação Pública, o evento tem o objetivo de promover reflexão e análise sobre a mídia produzida no Brasil e no mundo, com especial enfoque no impacto sobre crianças e adolescentes, no âmbito da educação pública.

A presidente da MultiRio, professora Regina de Assis, explica que a educação pública e seu envolvimento com a mídia de qualidade são os fios condutores do evento: ‘A MultiRio realiza um trabalho há oito anos na produção de mídia com foco educacional, como direito dos alunos das escolas públicas da Prefeitura do Rio. Este é um dos maiores desafios para os políticos, professores e produtores de mídia em nosso país e, por isso, o 4º Encontro Internacional Rio Mídia analisa o tema com profissionais brasileiros e estrangeiros. O Rio Mídia nasceu dos compromissos assumidos na 4ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes, realizada no Brasil em 2004. A MultiRio tem honrado o compromisso assumido com a sociedade de discutir a produção de mídia de qualidade.’

Classificação indicativa

O subtema do primeiro dia tratará de Mídia e Educação: Desafios. A abertura do evento contará, além de Regina de Assis, com a presença da secretária municipal de Educação, Sonia Mograbi, e da gerente corporativa do Centro de Tecnologia e Gestão Educacional do Senac, Adriana Schneider. Nesse dia, a programação continua com um painel sobre as políticas públicas desenvolvidas pela MultiRio e pelo Rio Mídia. Diretores apresentarão uma análise crítica sobre as ações realizadas pela MultiRio na produção de mídia para crianças e adolescentes e seus professores. O dia termina com a apresentação por professores e alunos de escolas da Prefeitura do Rio de projetos premiados na Mostra Século XXI, que estará em sua sexta edição.

Com o subtema Mídia e Educação: Alianças e Parcerias, o segundo dia do Rio Mídia começará com um painel sobre Direitos de Crianças e Adolescentes. O tema será discutido em duas vertentes: o procurador regional da República Domingos Savio Dresh da Silveira, do Rio Grande do Sul, notabilizado pelo seu trabalho em defesa da mídia de qualidade, falará sobre a classificação indicativa nos meios de comunicação. O jornalista Daniel Castro, que escreve diariamente a coluna ‘Outro canal’ na Folha de S.Paulo, abordará o impacto de recentes programas de TV sobre crianças e adolescentes.

O envolvimento de empresas

O encontro continua, no mesmo dia, com uma mesa-redonda intitulada Ser Professor no Século XXI. O debate terá a participação de três mestras: Ana Smolka, da Faculdade de Educação da Unicamp, que pesquisou a influência da mídia em escolas públicas; Wania Clemente, da Faculdade de Educação da Uerj, que falará sobre a educação a distância e seu impacto na vida dos professores; e Simone Monteiro, diretora de Mídia e Educação da Secretaria Municipal de Educação do Rio, que apresentará sua experiência como professora da Rede Municipal de Educação.

O terceiro dia está reservado ao debate do tema Mídia e Educação: Compromissos. A mesa-redonda Mídia de Qualidade contará com a presença de Mimi Brazeau, coordenadora regional do Programa de Mídia Plan International para a África Ocidental; Elena García, coordenadora técnica da Rede Latino-americana de Portais Educativos; e María Dolores Souza, chefe do Departamento de Estudos e diretora da Novasur – TV Educativa do Conselho Nacional de Televisão do Chile (CNTV). Elas discutirão o trabalho de promoção da educação com o uso da mídia, seja por meio de uma ONG, como a que Mimi coordena, seja com o apoio de multinacionais, como é o caso do trabalho de Elena. O encontro será encerrado com um painel sobre a próxima Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes, em 2010, na Suécia. Os professores Per Lundgren e Bertil Johanson, coordenadores do Comitê Organizador da Cúpula, serão os convidados. Eles desenvolvem trabalho com a rede pública de ensino em seu país e defendem a idéia de que é preciso envolver empresas no diálogo sobre educação e mídia de qualidade.

O 4º Encontro Internacional Rio Mídia será realizado na Casa do Comércio (Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo), de 27 a 29 de agosto, sempre das 13h às 17h30, e conta com apoio do Senac. Clique aqui para mais informações.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem