Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1063
Menu

E-NOTíCIAS >

É realmente preciso filtrar a comunicação?

Por Rodrigo Capella em 15/06/2010 na edição 594

Filtro de informação. Este foi o ponto principal da palestra ‘Tendências em Comunicação Digital’, ministrada por Felix Leander, gerente de estratégia de mídias digitais da Burson-Marsteller para a América Latina, durante o Congresso Mega Brasil de Comunicação 2010. O executivo abordou, em vários momentos, a ‘seleção’ de conteúdo digital e o aproveitamento adequado de caminhos on-line e de comunidades. Como filtrar este ambiente? Isso se faz preciso? É eficaz?

Para prosperar, Felix deu a receita, indicando que as ações devem contemplar alguns pontos, como profissionalismo, transparência, diálogo, interatividade e velocidade. Ressaltou também a chamada ‘influência digital’ dos e-consumidores de informações e produtos, que resulta em engagement, conversation e loyalty.

A parte mais interessante, no entanto, ficou por conta dos cases apresentados. No My Starbucks Idea, é possível compartilhar ideias, dar sugestões, opinar e ajudar na criação de novos produtos. Um dos tópicos deste ambiente virtual sugere uma melhor conexão entre o Blackberry e a Starbucks. Em outro, pedem uma loja da Starbucks em Pentwater, Michigan.

A força da opinião

Já o Create Next Donut é ainda mais interativo. Nesta comunidade, pode-se consultar galeria, assistir vídeos e participar de um concurso que elege os melhores Donuts. Trata-se de uma iniciativa que reforça a relação entre marca e consumidor e propõe uma interatividade acentuada.

Na comunicação digital, cases como o da Starbucks e da Donut, irão povoar páginas e páginas virtuais. Dar opinião ao e-consumidor é o mesmo que valorizar marcas e torná-las mais atraentes.

Surge, neste contexto, o cliente-empreendedor, que compra e auxilia, em um ciclo constante e, se bem executado, ininterrupto. É a força da opinião, cada vez mais em pauta, cada vez mais eficaz, fluindo por filtros e caminhos diversos.

******

Assessor de imprensa e autor, entre outros, de Assessor de Imprensa – fonte qualificada para uma boa notícia

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem