Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Banco é quem mais anuncia na empresa

Bancos e seguradoras representam o segmento que mais investiu em compra de links patrocinados do Google, os chamados AdWords. Mapeamento global feito pela consultoria de marketing de busca WordStream, dos EUA, revela que os setores financeiro e de seguros gastaram US$ 4 bilhões com publicidade no Google no ano passado. O setor também responde pela palavra (ou frase) com maior custo por clique entres as indústrias analisadas pela estudo: “seguro-saúde para autônomo” (self employed health insurance, em inglês).

Os anunciantes pagam US$ 43,39 cada vez que alguém clica no anúncio patrocinado que aparece junto com a busca dessa palavra. A publicidade gerou 96% das receitas mundiais de US$ 37,9 bilhões do Google em 2011. Depois do financeiro, o segundo setor que mais investiu em publicidade no Google foi o de varejo e comércio geral: US$ 2,8 bilhões. Entre os varejistas, a Amazon lidera na compra de links patrocinados, gastando US$ 55,2 milhões. Em seguida vem o site de leilões eBay (US$ 42,8 milhões). O setor de viagens e turismo investiu US$ 2,4 bilhões. Empresas como Booking.com, Expedia, Kayak, Marriott e priceline.com lideram o ranking no setor.

Emprego e serviços

A busca por qualificação e emprego engordou os investimentos em links patrocinados nas áreas de empregos e educação: US$ 2,2 bilhões vieram do segmento. Já a busca por produtos e serviços para a casa e o jardim levou os gastos desse segmento a US$ 2,1 bilhões.

Fabricantes e vendedores de computadores e eletrônicos gastaram US$ 2 bilhões com o Google. A HP lidera o ranking no segmento, com US$ 33,3 milhões. Juntos, os dez maiores setores que anunciam no Google respondem por 60% das receitas.

Cerca de 3 milhões de empresas anunciam no gigante de buscas.

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[Mariana Barbosa, da Folha de S.Paulo]