Terça-feira, 11 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1016
Menu

E-NOTíCIAS >

Julian Assange vira personagem dos Simpsons

07/02/2012 na edição 680

O jornalista e ciberativista australiano Julian Assange, fundador do site WikiLeaks, que enfrenta a última parte do julgamento em que luta contra sua extradição para a Suécia, vai virar personagem dos Simpsons. A breve participação de Assange será no episódio marcado para o dia 19 de fevereiro nos EUA. No programa, transmitido pela Fox, a famosa família amarela – Homer, Marge, Bart, Lisa, Maggie e seus animais de estimação – irá se mudar de Springfield para uma área isolada e será vizinha de Assange, que dublará a si mesmo.

O produtor-executivo do desenho, Al Jean, afirmou que a equipe criativa sabe da polêmica envolvendo Assange, mas que sua situação legal não será mencionada no episódio e sua participação será satírica. Ele é acusado de assédio sexual por duas mulheres na Suécia – no que seus defensores dizem ser uma manobra para prejudicá-lo por conta dos milhares de documentos confidenciais que vazou nos últimos dois anos.

De longe

O fundador do WikiLeaks gravou remotamente suas falas no Reino Unido, onde permanece em prisão domiciliar, em local não divulgado. Na semana passada, ele compareceu ao tribunal de apelações, onde começaram a ser ouvidos seus argumentos no recurso contra a extradição.

Em 2010, Assange irritou o governo americano quando o WikiLeaks, em parceria com grandes jornais, publicou documentos secretos que mostravam a visão sem filtros de autoridades diplomáticas americanas e seus aliados sobre uma variedade de tópicos, incluindo as guerras do Iraque e do Afeganistão. Assange teme que sua possível extradição para a Suécia permita que o governo americano tente levá-lo para os EUA, onde poderia ser julgado por crimes relacionados ao vazamento das correspondências diplomáticas.

No mês passado, o Russia Today, canal em inglês fundado pelo Kremlin, anunciou que irá abrigar um programa de entrevistas apresentado por Assange, onde ele entrevistará “personagens políticos, pensadores e revolucionários”.Com informações do Guardian [31/1/12].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem