Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Sistema de comentários online passa por mudanças

Desde que oWashington Post instalou um novo sistema de comentários em seu site, em março do ano passado, houve um aumento de 142% na submissão de mensagens de leitores, informou o editor para interatividade e comunidades do diário, Jon DeNunzio [Washington Post, 30/1/12]. Quanto mais pessoas debatem diferentes assuntos no site, como as eleições ou o cenário gastronômico de Washington, entre outros, mais o jornal melhora a experiência de interatividade – seja tornando o sistema de rolagem dos comentários mais fácil de usar ou promovendo debates mais inteligentes, civilizados e sobre fatos relevantes e atuais.

Na semana passada, foi anunciada uma nova série de modificações na plataforma de comentários, que engloba tanto o design quanto a moderação. De acordo com DeNunzio, a partir de agora os moderadores do site serão mais enfáticos ao proibir usuários que não postam regularmente comentários com qualidade, assim como aqueles com grande percentual de comentários apagados; darão mais “badges”, ou etiquetas de reconhecimento, a usuários que postarem com mais qualidade, com base no valor que acrescentam à comunidade e no número de recomendações que seus comentários recebem; e deletarão todos os comentários com insultos.

Além disso, serão acrescentados mais termos na lista que automaticamente bloqueia um comentário e serão ampliados os esforços para eliminar o chamado “trolling”, ou seja, a postagem de comentários que têm como objetivo “incitar respostas emocionais e atrapalhar o debate”. A equipe que posta e responde às dúvidas também será ampliada – nas últimas semanas, eram mais de 40 repórteres interagindo. A equipe também estará disponível por email (comments@washingtonpost.com). Com informações de Jeff Sonderman [Poynter, 3/1/12].