Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Quem consegue tirar férias do Twitter?

Na véspera de uma viagem, Eva Chen, diretora de beleza da revista Teen Vogue, enviou um tweet: “Estou oficialmente de férias!” Nos cinco dias seguintes, enquanto dirigia pelo Estado do Arizona, no sudoeste dos Estados Unidos, ela publicou mais de 120 tweets, fez check-in umas 15 vezes no Foursquare e postou mais de 30 fotos no Instagram. Ao ver o Grand Canyon pela primeira vez, ela imediatamente tirou uma foto para compartilhar com seus mais de 32.600 seguidores no Twitter. “Quero compartilhar a viagem com eles”, diz Chen sobre sua comunicação.

Nesta era de gente hiperconectada, as redes sociais não dão folga, nem mesmo nas férias. Ao contrário dos blogs, onde uma mensagem pode ser publicada alertando aos leitores que o blogueiro vai se ausentar, a conversa continua fluindo no Twitter, no Facebook e no Instagram. Se você deixa de contribuir, sai da discussão. Na melhor das hipóteses, seus seguidores vão enviar mensagens para você no Twitter perguntando sobre seu paradeiro. Na pior das hipóteses, eles não vão nem perceber que você sumiu.

Grandes marcas empresariais normalmente contam com uma equipe de funcionários para manter sempre ativa a presença social; quando alguém sai de férias, outros preenchem a lacuna. Mas os personagens mais atraentes das redes sociais, sejam eles uma marca, uma pequena empresa ou uma pessoa dentro de uma organização maior, normalmente são resultado do trabalho de um indivíduo, com uma personalidade e voz únicas. Seus seguidores não aceitam substitutos. E os poderosos da comunidade Twitter não querem perder tração ao deixar de falar com a base de seguidores na qual investiram tempo e esforço para construir.

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[Elizabeth Holmes, do Wall Street Journal]