Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

E-NOTíCIAS > WIKIJORNALISMO

O jornalismo de plataforma

Por Pedro Valadares em 28/08/2012 na edição 709

Vivemos em um mundo cheio de informações. É produzido anualmente o mesmo tanto de conteúdos que a humanidade demorou 40 mil anos para acumular. Nesse cenário, é possível uma empresa de comunicação produzir um ótimo material apenas com conteúdos criados por terceiros. É o que faz o Huffington Post. O periódico mescla ao noticiário análises escritas por blogueiros. Dessa forma, o foco do HuffPost passa a ser mais a organização da informação e o aprimoramento das estratégias de SEO (tratamento dos conteúdos para que sejam mais bem ranqueados pelos mecanismos de busca – Google, Bing, Yahoo). O site americano se aproveita de várias tendências recentes trazidas pela web colaborativa, como o crowdsoursing, a curadoria de informações, o uso das redes sociais e o fortalecimento do conteúdo opinativo.

A fórmula adotada pelo site é a mostra do novo perfil de comunicadores que a internet demanda. Os portais noticiosos terão que contar não só com uma gama de bons redatores, mas também com pessoas que saibam organizar a informação. Assim, essa forma inovadora de organizar a informação trará mais à tona o que o autor Charley Luz chama de Arquivologia 2.0.

O futuro dos portais noticiosos, na minha visão, reside em três grandes pilares: organização e classificação dos conteúdos existentes, curadoria da informação e aprimoramento das estratégias de otimização de buscas.

Espaço para os conteudistas

Esse novo tipo de jornalismo encontra campo fértil para se desenvolver cada vez mais no Brasil. Segundo pesquisa do Ibope realizada no fim do ano passado, 96% dos internautas brasileiros leem conteúdos em blogs, sendo que 83% compartilham notícias pelas redes sociais. Muitas empresas jornalísticas já perceberam o valor do canal blog. Porém, partindo de uma visão tradicionalista, que enxerga a produção de conteúdo de maneira mais fechada, a maioria apenas criou blogs para seus repórteres e articulistas.

A abordagem mais pluralista (e também mais barata) seria fornecer a plataforma para hospedar blogs diversos sem precisar criar um vínculo empregatício com o blogueiro. O caminho é estabelecer uma linha mestra e abrir espaço para os diversos conteudistas espalhados pela rede. Todos ganhariam, os portais, os blogueiros e, principal e fundamentalmente, o leitor!

***

[Pedro Valadares é jornalista e revisor de texto, Brasília, DF]

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem