Terça-feira, 26 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº959

E-NOTíCIAS > PLANETA DIGITAL

Vitória da Apple deve afetar consumidor

Por Fernanda Ezabella em 28/08/2012 na edição 709
Reproduzido do suplemento “Tec” da Folha de S.Paulo, 27/8/2012; intertítulo do OI

Entre as vítimas da guerra de patentes travada entre Apple e Samsung no tribunal americano, cujo veredicto saiu na sexta-feira (24/8), é possível que surjam no campo de batalha alguns consumidores atingidos, que poderão ter que pagar mais caro por produtos e ter menos opções no mercado, de acordo com especialistas. Há também quem acredite no contrário: o consumidor sairá como maior vencedor, já que empresas de tecnologia vão passar a investir em inovação e aparelhos singulares no lugar de copiar sucessos de vendas.

Na sexta-feira, um júri popular de uma corte federal na Califórnia decidiu que a Samsung terá que pagar US$ 1 bilhão à Apple por ter violado seis das sete patentes em disputa referentes a design e funcionamento de smartphones e tablets. Cinco destas foram intencionais, segundo o júri, o que pode fazer com que a juíza responsável pelo caso aumente em até três vezes o valor da indenização. Nos próximos dias, a Apple afirmou que pedirá bloqueio da venda nos EUA de aparelhos da Samsung citados no julgamento. A sul-coreana ainda pode entrar com recurso. “No longo prazo, acredito que fornecedores vão olhar para o que estão levando ao mercado e vão tentar se diferenciar ou pagar, se for opção”, disse Carolina Milanesi, analista da agência de pesquisas Gartner.

A busca por inovação e o cuidado redobrado para contornar patentes garantidas pela Apple podem fazer com que o mercado seja inundado de novidades num ritmo bem mais lento do que o atual. O consumidor poderá ter menos opções nas prateleiras e talvez tenha que encarar preços mais altos em celulares e tablets, já que as fabricantes terão que pagar pelas licenças de patentes da Apple agora garantidas no tribunal.

Porta aberta

Uma delas, por exemplo, na qual o usuário belisca a tela para dar zoom, é usada em inúmeros smartphones e tablets de várias fabricantes, que agora terão quer criar alternativas ou pagar por elas. “Haverá uma grande taxa Apple. Celulares ficarão mais caros”, disse o analista Al Hilwa, da agência IDC, ao Wall Street Journal.

Há quem acredite que a Microsoft possa tirar proveito desta batalha entre gigantes, uma vez que seu sistema operacional Windows Phone é bem diferente do iOS e do Android, ainda que esteja em apenas 3,5% dos smartphones do mundo, segundo dados da IDC. “Está ouvindo este barulho? É o som dos fabricantes de Android ligando para a Microsoft agora mesmo”, escreveu em seu Twitter Paul O’Brian, fundador da MoDaCo, um fórum dedicado a smartphones.

Certamente não é o fim dos litígios, uma vez que a Apple tem processos contra a Samsung em diversos países e chegou a perder alguns. O próximo passo é esperar para ver a firma californiana atacar diretamente ou não o Google, cujo sistema operacional Android alimenta quase 70% dos smartphones do mundo e causou a ira de Steve Job por ser similar demais ao seu iOS. “Este processo em particular não vai mudar o mundo, nem a Samsung, nem o resto da indústria, mas poderá abrir a porta para mais vitórias impactantes da Apple”, disse Florian Mueller, do blog especializado Foss Patents.

***

Veredicto Apple vs. Samsung

US$ 1,049 bi é o valor que a Samsung foi condenada a pagar à Apple por infringir seis de suas patentes de celular.

O júri afirmou que a Samsung violou todas as patentes em disputa, com exceção de uma sobre o design físico do iPad. Em cinco dessas violações, segundo o júri, a empresa o fez de forma intencional.

Nenhuma patente de tecnologia móvel da Samsung foi violada pela Apple, segundo o júri. A empresa sul-coreana exigia US$ 422 milhões em danos, mas não vai receber nada.

A Samsung deve recorrer da decisão da corte.

***

[Fernanda Ezabella, da Folha de S.Paulo em Los Angeles]

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem