Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Em discussão, mídia para crianças e jovens das Américas

‘MídiaAmérica: indicada para crianças e adolescentes?’ será o tema do 3° Encontro Internacional Rio Mídia, promovido pela MultiRio, produtora de mídias da Prefeitura do Rio, e pelo Rio Mídia, Centro de Referência em Mídia para Crianças e Adolescentes. O Encontro Internacional será realizado de 16 a 19 de outubro, no Planetário da Cidade, em parceria com a ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), que promoverá, paralelamente, o ‘I Colóquio Mídia e Agenda Social: Desafios para a Formação de Estudantes e Profissionais de Comunicação’. Os eventos reafirmam o compromisso da MultiRio e da ANDI com a produção de mídia de qualidade para crianças e jovens.


O objetivo do encontro Rio Mídia é discutir a mídia no contexto das Américas: o que nos une, nossas diferenças e o cenário em que ela é produzida, considerando as questões éticas, estéticas, políticas e econômicas. O encontro tem como objetivo propiciar discussões qualificadas e apontar caminhos possíveis nos âmbitos públicos e privados para pesquisadores, educadores, estudantes e profissionais da área de mídia – os que criam, fomentam e produzem, bem como os que trabalham na sua regulamentação.


Inscrições abertas no site do Rio Mídia.


Convidados


Entre os participantes já confirmados estão Luiz Fernando Carvalho, diretor de cinema e TV; Ronaldo Lemos, coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio e do Projeto Creative Commons no Brasil, fundador do Projeto Overmundo; Suzanne Rose, diretora e produtora executiva de criação do canal educativo Thirteen/WNET, dos Estados Unidos; e Susana Vellegia, coordenadora do festival argentino de audiovisual Nueva Mirada.


A coordenação geral está a cargo da professora e produtora Regina de Assis, presidente da MultiRio e do Rio Mídia. ‘O encontro, realizado anualmente, é uma oportunidade importante de democratização de conhecimentos entre produtores, professores e profissionais da mídia. Esta é uma troca muito frutífera, porque colocamos frente a frente quem está na ponta da linha, nas salas de aula das escolas da Prefeitura do Rio, trabalhando com jovens, crianças, e consumindo mídia, com criadores, produtores e pesquisadores. Este ano, queremos avançar na discussão sobre as possibilidades de colaboração entre as Américas na criação, produção e distribuição de mídia, visando a crianças e adolescentes’, explica Regina.


Debates


A abertura do 3º Encontro Internacional Rio Mídia e do ‘I Colóquio Mídia e Agenda Social: Desafios para a Formação de Estudantes e Profissionais de Comunicação’ será na noite do dia 16 de outubro, no Palácio da Cidade. Os debates, nos dias 17, 18 e 19 de outubro, ocorrerão pela manhã (Colóquio ANDI) e à tarde (Encontro Rio Mídia), no Planetário da Cidade.


O primeiro dia (17) do Encontro Internacional Rio Mídia será destinado à discussão do tema ‘Linguagens da mídia, identidade e memória nas Américas’, com conferência de Luiz Fernando Carvalho, e a mesa-redonda acerca dos ‘Impactos da mídia sobre a identidade de crianças e adolescentes’, reunindo a psicanalista Regina Costa, o publicitário Lula Vieira e a antropóloga Regina Novaes.


No segundo dia (18), o tema será ‘Linguagens da mídia e a diversidade no continente’, com conferência de Suzana Vellegia, coordenadora do Festival Nueva Mirada.


No terceiro dia (19), o tema central será ‘Linguagem e identidade numa América em transformação’, com conferência de Orlando Senna, Secretário Nacional do Audiovisual do Ministério da Cultura, e mesa-redonda sobre ‘Mídia e direitos de crianças e adolescentes’ com Vicent Defourny, da UNESCO; Veet Vivarta, da ANDI; Ana Penido, do UNICEF; e Patrícia Castaño, da Fundação Citurna da Colômbia.


Em todos os dias, serão apresentados projetos e ações da MultiRio realizados com crianças e jovens das Escolas Municipais da Prefeitura do Rio, como Carta Animada pela Paz, Monitomania, Intercâmbio com Escolas de Nova Iorque e Projeto Correspondentes do Pan e Parapan, além da Mostra Século 21.