Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

E-NOTíCIAS > MAIS UMA DO GOOGLE

Empresa oferece serviço wi-fi de graça

11/10/2005 na edição 350

O Google propôs fornecer acesso à internet wi-fi (sem fio e de alta velocidade) de graça em São Francisco, nos EUA, para testar novos serviços e programas. São Francisco, que tem cerca de 700 mil habitantes, é uma área difícil para cobertura wi-fi devido às suas montanhas e colinas.

O prefeito da cidade californiana, Gavin Newsom, havia requisitado ‘informação e comentários’ da comunidade sobre uma rede municipal barata de internet, que permitisse a seus residentes estarem conectados onde quer que estivessem, seja em casa, em um restaurante ou em um parque. No ano passado, em um discurso, ele teria afirmado que uma das metas de seu governo era o acesso gratuito e sem fio à internet para os moradores da cidade. Além do Google, outras empresas, como a provedora Earthlink e o portal de sistema de buscas Mountain View, também responderam ao pedido. Donald Berryman, vice-presidente da Earthlink, questionou se o Google teria o know-how para ser um provedor de serviços de internet e como se manteria a longo prazo se estes forem oferecidos gratuitamente.

Peter Ragone, porta-voz do prefeito, afirmou que a decisão sobre o vencedor será feita em semanas e acrescentou que o Google não tem vantagens sobre os demais, sendo a decisão final baseada nos planos enviados pelas empresas.

Outras grandes cidades dos EUA também estudam oferecer internet sem fio gratuita em todo o seu território. Na Filadélfia, a proposta de wi-fi gratuita para todos enfrentou resistência por parte da empresa de telefonia local, a Verizon.

Apesar de especulações no mercado de que o Google estaria buscando expandir sua presença oferecendo acesso wi-fi em vários locais, a empresa de internet afirmou que ‘a proposta é limitada à área de São Francisco e nós não temos planos para expandir esse serviço à comunidade para além desta região’.

O Google informou que, se seu projeto para São Francisco for aprovado, trabalhará com várias empresas parceiras para instalar e gerenciar a rede. ‘Se [a proposta] for aceita, acreditamos que o Google pode trazer seu conhecimento em gerenciar redes complexas de computadores, combinado com anos de experiência em desenvolvimento de produtos de consumo online, para beneficiar as pessoas de São Francisco’, declarou a empresa em comunicado. Informações de Verne Kopytoff e Ryan Kim [San Francisco Chronicle, 1/10/05] e da Reuters [1/10/05].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem